"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O primeiro missionário transcultural da Igreja do Primeiro Século.

Atos dos Apóstolos 8: 26-30
 ”E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto. E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, … E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês?

Jesus antes de assunto ao Céu deu seus seguidores a ordem para que o evangelho fosse pregado em todos os lugares (confins da terra), no entanto, eles pareceram relutantes à idéia de deixar Jerusalém. É nesta hora que vemos o agir de Deus, mas não conseguimos entender a forma como Ele trabalha. Foi necessária uma intensa perseguição para espalhar os cristãos de Jerusalém pela Judéia e Samaria para onde Jesus lhes havia instruído a ir. O Senhor se utilizou de um evento que, aparentemente, visava impedir a expansão do Evangelho para impelir seus seguidores a fazerem o que lhes havia determinado.

Como a maior parte dos crentes judeus, Filipe, um dos diáconos responsáveis pela distribuição de alimentos, deixou Jerusalém e divulgou o evangelho por todos os lugares por onde passou. Mas, diferentemente da maioria, não limitou seu público a outros judeus. Foi diretamente para Samaria, o último local para onde muitos judeus iriam devido a um antigo preconceito. Um grande número de samaritanos respondeu positivamente à evangelização. Quando esta notícia chegou a Jerusalém. Pedro e João foram enviados para avaliar o ministério de Filipe.

Mas, como a vocação daqueles que são chamados para a realização de missões não se limita a quatro paredes apenas, em meio a prosperidade do trabalho de Felipe, Deus o guiou ao deserto em virtude de um ‘compromisso’ do Senhor em revelar-se a um eunuco etíope, outro estrangeiro que esteve em Jerusalém. Filipe foi imediatamente. Sua efetividade para compartilhar o evangelho fez com que aquele homem se tornasse um crente. Como o eunuco tinha uma posição significativa em um país distante, sua conversão pode ter causado um impacto positivo sobre a nação inteira.

Depois Filipe foi para Cesaréia, onde, muitos anos mais tarde, determinados acontecimentos permitiram que ele fosse o anfitrião de Paulo. Este, quando era o principal perseguidor dos cristãos, ajudara a fazer com que Filipe e outros partissem de Jerusalém. Isso contribuiu para que o próprio Paulo se tornasse um crente. A conversão dos gentios, iniciada por Filipe, foi continuada por Paulo por todo o Império Romano.

A Etiópia está localizada na África, ao sul do Egito. O eunuco obviamente era muito dedicado a Deus, pois viajou uma distancia muito longa para adorar em Jerusalém. Na antiguidade, os judeus tinham contato com a Etiópia; talvez o etíope fosse um gentio convertido ao judaísmo. Por ser o ‘superintendente de todos os tesouros’ da Etiópia, a conversão do eunuco permitiria que o cristianismo chegasse as altas esferas do poder de outra nação. Este foi o inicio da expansão do evangelho ate ‘os confins da terra’.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.