"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Deus não faz acepção de pessoas para a salvação.

Atos dos Apóstolos 10: 34-35; 11: 17-18
 “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.
 “Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era, então, eu, para que pudesse resistir a Deus? E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade, até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.

Vivemos diante de uma declaração do próprio Deus acerca de não haver ‘preferidos’ para serem salvos, que tem causado um enorme dilema na mente de muitos. O Senhor declarou que o seu desejo é que – “… todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade”. Evidentemente que a versão bíblica usada no versículo citado não está dizendo que o homem pode salvar-se a si mesmo, mas que, a partir do momento em que (convencidos pelo Espírito Santo) aceitamos a Cristo como nosso Salvador e que Ele se torna Senhor de nossas vidas, obviamente, estamos nos salvando.

Não estamos dizendo que a intenção de ser salvo teve iniciativa no próprio homem. Não! Não é isso! Mas, que depois de termos sidos alcançados e beneficiados pelo sacrifício de Jesus na cruz, há sem nenhuma sombra de duvida um grau de cooperação do homem em manter-se salvo – “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”, Jesus não disse que vai preservar os que Ele salvou, mas que aquele que foi salvo deve se esforçar (perseverar) em permanecer salvo até o fim.

Salvação no sentido bíblico é o livramento do poder da maldição do pecado, e a restituição do homem à plena comunhão com Deus. Sem nenhuma acepção de pessoa a salvação proporciona a todos os que confessam a Jesus Cristo como seu único Salvador pessoal, precedidos do perdão divino, restauração do relacionamento do ser humano com Deus por meio de Cristo. Somente a fé na morte expiatória de Jesus e o arrependimento dos pecados podem proporcionar ao pecador a remissão e levá-lo ao Criador.

A salvação está disponível a todos os que crêem. Indubitavelmente, todos nós, sem exceção, podemos ser salvos através dos méritos de Jesus Cristo, pois todos nós fomos criados à imagem de Deus. O Soberano Deus não predestinou incondicionalmente pessoa alguma à condenação eterna, mas, sim, almeja que todos, arrependendo-se, convertam-se de seus maus caminhos – “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam“.

A salvação em Jesus Cristo não é apenas uma aceitação intelectual, e sim um ‘novo nascimento’ espiritual que se dá na vida do pecador arrependido. No ato da aceitação, o pecador é imediata e simultaneamente salvo, justificado, regenerado e adotado como filho de Deus. A partir daí, entra no processo de santificação até a sua glorificação final no dia de Cristo.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Declaração de Fé das Assembléias de Deus

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.