Orando para que os missionários preguem ousadamente o Evangelho.
Efésios 6: 18 – 19
”Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho.”
Indiscutivelmente nossa capacidade, em todos os aspectos, é limitada, falha e impotente em comparação com a magnitude do trabalho missionário. Muitas são as barreiras que devem ser transpostas a fim de se obter êxito na evangelização. Mas, as piores e as mais difíceis de transporem são as barreiras do coração do homem. Pois temos consciência da realidade em que a sociedade está mergulhada; a maldade e o poder pessoal do diabo, e dos demônios sob seu comando. Temos visto seu poder no mundo contemporâneo – nas trevas da idolatria, na devoção de deuses vãos, no materialismo, na violência, agressão, inversão de valores e outras coisas.
Ora, Satanás está dominando a mente das pessoas; e, se as mentes humanas estão cegas, a única forma de se chegar à verdade é pela Palavra de Deus – “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.” Se Satanás cega as mentes das pessoas com mentiras e enganos, e Deus ilumina seus corações através da Palavra, então o nosso Deus espera que cooperemos com Ele, evangelizando proficuamente. Considerando que o diabo quer evitar que as pessoas cheguem à verdade de Deus pelo evangelho, então é melhor que preguemos a tempo e fora de tempo – “… pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.”
Sem a Bíblia a evangelização do mundo é impossível. Pois, se não existisse a Bíblia não teríamos nenhum evangelho para levar às nações. A Bíblia é a base de missões, assim como missões é a base da Bíblia. É na Bíblia Sagrada que encontramos o Mandato, a Mensagem e o Poder que precisamos para a evangelização do mundo. É a pregação do Evangelho o meio estabelecido por Deus para que Satanás seja derrotado e a luz jorre nos corações das pessoas.
É essencial que o nosso entendimento sobre a natureza da Igreja e de sua missão, nos deixe plenamente conscientes de que qualquer ministério (neste caso, missões) é legítimo somente se representar de modo verídico o ministério de Cristo. Qualquer esforço que tenha por alvo o ministério de Cristo deve refletir a solicitude do Salvador pela redenção eterna da humanidade.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Missiologia, pr. Mateus Duarte.