"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O princípio bíblico do sustento financeiro da obra missionária segundo o Novo Testamento.

I Coríntios 9: 14
 “Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

Infelizmente o que temos visto neste tempo atual é que algumas igrejas (talvez eu possa dizer muitas igrejas) desprezaram o verdadeiro objetivo de sua presença neste mundo. Digo isso em relação à sua missão de propagar o Evangelho do Reino. Pregar o Evangelho pode até parecer uma tarefa fácil, mas a tarefa da igreja não se limita a apenas isso, somado a isso ela deve fazer discípulos e, isso sim, demanda tempo, esforço, dedicação e amor. É neste sentido que dizemos que muitas igrejas abandonaram o objetivo principal no seu trabalho. As mensagens pregadas nos púlpitos não visam fazer discípulos de Cristo, mas tão somente membros de denominação.

Algumas igrejas (tradicionalíssimas, algumas delas) transformaram-se em grandes e rentáveis organizações que visam apenas o lucro (foi isso que Jesus condenou dentro do Templo). No que se aplica ao trabalho missionário, elas até enviam alguns missionários ao campo, mas quando percebem que o campo não dará retorno lucrativo, abandonam seus missionários deixando-os à mercê dos seus próprios esforços. Literalmente, alguns missionários estão vivendo na condição do ‘Deus dará’. A pergunta é: como um missionário pode viver do evangelho estando ele num campo onde só tem ‘miseráveis’ economicamente?

O que a Bíblia ensina sobre ‘viver do evangelho’ está muito bem esclarecido. Não vejo razão para alguns lideres se apoiarem em textos bíblicos isolados a fim de justificarem seus altos e imerecidos salários. Altos porque, às vezes, estão além das condições financeiras da igreja; e imerecidos porque eles não fazem jus ao que recebem. Imerecidos porque muitos destes líderes estão exercendo a função sem o mínimo de responsabilidade e compromisso com o Evangelho de Cristo.

Deus falou que os sacerdotes deveriam comer do que era oferecido no templo quando estes estivessem no seu turno, ou seja, quando estivessem trabalhando no templo. O que fosse alimento deveria ser consumido no templo. O Senhor, também, nos diz que – “… Digno é o obreiro do seu salário”, e isso é inquestionável, mas o que me causa repugnação é o fato de muitos líderes evangélicos ostentarem suas riquezas conquistadas à custa das ovelhas que ele não ‘pastoreia’ com dedicação. Se estes líderes não cuidam dos que estão próximo deles, muito menos cuidarão daqueles que são enviados para o campo missionário.

Se estes líderes querem mesmo fazer uso da Bíblia para justificar seus salários, façam conforme está prescrito em relação à função sacerdotal.  O sustento principal dos sacerdotes, vinha das ofertas do povo. Essa renda (salário) vinha de três fontes, a saber: as primícias da produção e os primogênitos dos animais, o dinheiro da redenção pago pelos filhos primogênitos e pelos primogênitos dos animais impuros; alguns direitos sacrificiais, como o do pão da proposição, todas as ofertas de cereal; as ofertas pelo pecado, a melhor parte das ofertas pacíficas, o couro dos holocaustos; e um décimo dos dízimos da nação dado pelos levitas.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.