A consciência de responsabilidade da igreja para com o missionário.
Atos dos Apóstolos 14:25-28; 16:1-8
”E, tendo anunciado a palavra em Perge, desceram a Atália… E ficaram ali não pouco tempo com os discípulos.”
“E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego… estavam em Listra e em Icônio… de sorte que as igrejas eram confirmadas na fé e cada dia cresciam em número… passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade.”
É no livro de Atos, bem como outros trechos do Novo Testamento, que tomamos conhecimento das normas e dos padrões bíblicos estabelecidos para uma igreja neotestamentária. Em primeiro lugar, igreja é o agrupamento de pessoas em congregações locais unidas pelo Espírito Santo. Pessoas que diligentemente buscam um relacionamento pessoal, fiel e leal com Deus e com Jesus Cristo. Dentro desta característica, a igreja testemunha ao mundo do poder de Deus: os pecadores são salvos, nascidos de novo, batizados nas águas e acrescentados à igreja; participam da Ceia do Senhor e esperam a volta de Cristo.
A igreja que mantém o padrão bíblico é humilde, reverente demonstra santo temor diante da presença de um Deus santo. Seus membros devem ter a preocupação vital com a pureza da igreja, não tolerando em seu meio os crentes que caem (e permanecem) no pecado, bem como os falsos mestres que são desleais à fé bíblica. Os crentes que devem perseverar num caráter piedoso e nos padrões da justiça ensinados pelos apóstolos, serão ordenados ministros para a direção das igrejas locais e a manutenção da sua vida espiritual.
As doutrinas bíblicas devem ser enfaticamente ensinadas conforme o seguimento teológico que cada denominação adotou para si. E, no nosso caso o batismo no Espírito Santo deve ser pregado a fim de os novos crentes o buscarem e receberem, pois só assim a presença e poder do Espírito Santo se manifestarão no meio da igreja. Os dons do Espírito Santo estarão em operação, inclusive prodígios, sinais e curas.
É imprescindível que haja lealdade absoluta ao evangelho, aos ensinamentos originais de Cristo e dos apóstolos. Para isso é de suma importância que os membros da igreja se dediquem ao estudo da Palavra de Deus e à obediência (vida prática) a ela. Os crentes devem se separar dos conceitos materialistas prevalecentes no mundo, bem como de suas práticas. Por fim, a igreja deve trabalhar ativamente para enviar missionários a outros países. Desta forma, nenhuma igreja local tem o direito de se chamar de igreja segundo as normas do Novo Testamento, a não ser que esteja se esforçando para manter estas características práticas entre seus membros.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.