"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A recepção alegre e honrada da igreja para com os missionários.

Atos dos Apóstolos 20:1-6
 “Depois que cessou o alvoroço, Paulo chamou a si os discípulos e, abraçando-os, saiu para a Macedônia… Passando ali três meses e sendo-lhe pelos judeus postas ciladas, como tivesse de navegar para a Síria, determinou voltar pela Macedônia. E acompanhou-o, até a Ásia, Sópatro… Aristarco e Segundo, e Gaio… e Timóteo, e… Tíquico e Trófimo. Estes, indo adiante, nos esperaram em Trôade. E, depois dos dias dos pães asmos, navegamos de Filipos e, em cinco dias, fomos ter com eles a Trôade, onde estivemos sete dias.

Esses homens que viajavam com Paulo representavam as igrejas que Paulo havia fundado na Ásia. Cada um levava uma oferta de sua igreja para ser doada aos cristãos de Jerusalém. Pelo fato de a oferta ter sido levada pelos representantes de cada igreja, elas tinham um toque pessoal. Isso fortaleceu o relacionamento entre os irmãos e promoveu a unificação do corpo de Cristo. Também foi uma oportunidade para ensinar aos cristãos como é importante a atitude de ofertar, porque os representantes das igrejas relatariam as suas congregações o modo como Deus usou as ofertas.

Foi durante sua terceira viagem missionária que Paulo e os que estavam com ele, levavam uma oferta para os crentes necessitados de Jerusalém. As igrejas da Macedônia — Filipos, Tessalônica e Beréia – contribuíram, embora fossem pobres, com ‘sacrifício’ doaram mais do que Paulo esperava. Embora não tivessem condições, queriam ajudar. A quantia não é tão importante quanto o motivo pelo qual ofertamos e o modo como o fazemos, Deus não quer que ofertemos com má vontade. Antes, Ele quer que façamos como estas igrejas – por dedicação a Cristo, amor aos companheiros crentes, pela alegria de ajudar aqueles que necessitam, como também pelo fato de ser simplesmente o melhor e o mais correto a fazer.

O Reino de Deus é propagado por meio da preocupação e da forte disposição que os crentes têm em ajudar as outras pessoas. Aqui vemos varias igrejas se unindo para ajudar outras além de seu próprio círculo de amigos e de sua própria cidade. Dar, de modo sacrificial, fez parte essencial da natureza e do caráter de Jesus Cristo aqui no mundo. Porque Ele se fez pobre, nós, agora, participamos das suas riquezas eternas. Deus quer uma atitude idêntica entre os crentes, como evidência da sua graça operando em nosso ser.

A contribuição é considerada uma prova do nosso amor cristão e deve ser realizada de modo sacrificial e voluntária. Quando contribuímos com nossas ofertas para Deus, semeamos não somente dinheiro, mas também fé, tempo, serviço, e, assim, colhemos mais fé e outras bênçãos. Quando Deus nos dá em abundância, é para que multipliquemos as nossas boas obras. Quando contribuímos, isso aumenta a nossa dedicação a Deus e propicia suas bênçãos sobre nossos assuntos financeiros.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA – CPAD

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.