"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A importância de planejar financeiramente o projeto missionário.

Lucas 14: 28
 ”Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?

Quando falamos de missões evangélicas, devemos estar conscientes sobre a relevância da Grande Comissão relatada no livro de Atos. Atos dos Apóstolos consiste, essencialmente, no relato sobre como os apóstolos e seus discípulos imediatos propagaram o evangelho de Jesus. Durante esse período, continuava forte a autoridade apostólica. De acordo com as tradições, cada apóstolo abriu algum tipo de campo missionário no estrangeiro, mas um trecho da carta escrita aos Colossenses diz que o mundo inteiro recebera a mensagem cristã, pelo que podemos supor que os principais centros já haviam sido atingidos no mundo conhecido de então.

As primeiras missões cristãs enfrentaram a oposição dos perseguidores romanos e judeus; mas esses elementos não conseguiam restringir eficazmente a propagação da mensagem de Cristo. De fato, o avanço missionário da Igreja primitiva, e que teve continuidade nos primeiros poucos séculos, foi simplesmente dramático. O evangelho de Cristo ultrapassou em muito as fronteiras do império romano.

O surgimento e a expansão do islamismo foi uma força restringidora mais eficaz do cristianismo. De fato, países inteiros e muitos territórios, como a Ásia Menor, foram tomados por essa nova fé, e antigos centros cristãos desintegraram-se em nada. A Igreja também perdeu o norte da África para o islamismo e, até mesmo, algumas porções da Europa. A edificação não planejada começou a dar evidencias da sua frágil estrutura. Enviar missionários ao campo não consiste em mandar pessoas desqualificadas para falar de um Jesus que mal conhecem.

Ainda que pareça absurdo, mas, a Igreja Católica Romana nunca perdeu sua visão missionária. Países inteiros foram evangelizados por missionários pessoalmente enviados por vários papas. Embora um dos fatores mais notáveis dos grupos evangélicos são a extensão e eficácia de seus esforços missionários, porém, precisamos saber que a Igreja Católica Romana, durante vários séculos, foi a Igreja organizada de Cristo no mundo, mesmo não mantendo as características do cristianismo original. Entendam que estamos falando daquilo que diz respeito do envio de missionários.

Quase todos os reformadores protestantes consideravam que a Grande Comissão se aplicava estritamente aos apóstolos e, assim, deixou de estar em vigor quando todos morreram. Esse ponto de vista (que é errado), nunca foi aceito pela Igreja Católica Romana. O despertamento missionário, entre os grupos evangélicos, só ocorreu dentro do século XIX.

O fervor evangelístico entre os evangélicos até agora tem prosseguido, ainda que alguns se queixem que esse fervor tenha diminuído nos últimos vinte anos. É verdade que o avanço missionário do século XIX representou o maior movimento de avanço do evangelismo internacional desde os dias dos apóstolos. As missões modernas surgiram na Alemanha, entre os luteranos, embora em breve se tenha estendido a outros grupos, formando um esforço internacional e interdenominacional.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 4

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.