"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Fazendo o uso sábio da Lei num contexto de perseguição.

Atos dos Apóstolos 22: 25-29
 “E, quando o estavam atando com correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um romano, sem ser condenado? E, ouvindo isto, o centurião foi e anunciou ao tribuno, dizendo: Vê o que vais fazer, porque este homem é romano… E respondeu o tribuno: Eu com grande soma de dinheiro alcancei este direito de cidadão. Paulo disse: Mas eu sou-o de nascimento. E logo dele se apartaram os que o haviam de examinar; e até o tribuno teve temor, quando soube que era romano, visto que o tinha ligado.

A perseguição religiosa nem sempre envolve violência física, em alguns casos, ela é praticada de forma sutil; sem ameaças ou torturas físicas. A perseguição religiosa (principalmente nos lugares onde a intolerância religiosa é extrema) é praticada negando os direitos civis do cidadão, simplesmente porque se converteu ao cristianismo.  Assim, quando os cristãos ao redor do mundo têm os direitos negados, eles se tornam vulneráveis a hostilidades em diferentes esferas da vida: vida privada, família, comunidade, nação e igreja.

Segundo relatórios de pesquisas (Portas Abertas) 360 milhões de cristãos em todo o mundo são perseguidos por causa de sua fé e, muitos perseguidores vivem impunemente. São mais de 360 ​​milhões de cristãos em todo o mundo sofrendo perseguição e discriminação por causa de sua fé; em cerca de cem países a perseguição aumentou em termos absolutos. Os cristãos mortos por motivos relacionados com a fé, entre 1° de outubro de 2020 e 30 de setembro de 2021, são mais de 5.800, cerca de 23% a mais do que o ano anterior.

Os cristãos são perseguidos desde os tempos bíblicos. Atos 4 marca o início da perseguição aos cristãos logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João. Sem dúvida, então, podemos dizer que esse foi o “início” da Igreja Perseguida. A perseguição ocorre quando cristãos e suas comunidades experimentam pressão e violência por razões relacionadas à fé deles em Jesus.

A perseguição aos cristãos frequentemente ocorre em contextos conturbados, difíceis e desestabilizados, como guerras, tensões étnicas, religiosas e ideológicas, conflitos políticos e sociais, corrupção, degradação ambiental e desastres naturais, pobreza, problemas psicológicos severos, doenças e violência doméstica. A realidade de quem vive no contexto de perseguição é complexa. Às vezes, viver em um ambiente caótico já cria desafios suficientes para as pessoas, independentemente de serem cristãs ou não. Outras vezes, os desafios podem ser resultados de antipatia ou ódio contra cristãos.

Se a perseguição por meio da violência pode ser medida pelo número de incidentes ocorridos, a perseguição por meio da pressão precisa ser estudada de forma diferente, discernindo como a vida cristã e os próprios testemunhos estão sendo pressionado em diferentes áreas da vida.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– World Watch List 2022 – Portas Abertas

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.