"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Os dons espirituais e ministeriais servem à obra missionária.

I Coríntios 12: 28; Efésios 4: 11
 “E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”.
 “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores…”

Embora a igreja de Cristo (a igreja verdadeira; a fiel; a universal) esteja separada, aqui neste mundo, pelas barreiras das diferenças doutrinarias, Paulo nos ensina e nos mostra as áreas nas quais os crentes devem estar de acordo para alcançar a verdadeira unidade. Os crentes são um em corpo pela comunhão com outros crentes (independente da denominação); no Espírito Santo que ativa esta comunhão; na esperança, pelo glorioso futuro para o qual todos fomos chamados; no Senhor por Cristo, a quem todos nos pertencemos; na fé pelo nosso compromisso singular com Cristo; no batismo, o sinal de nossa entrada na Igreja; e, em Deus que  nosso Pai e nos guarda para a eternidade Quando os crentes tiverem essa unidade de espírito, as pequenas diferenças nunca serão capazes de destruí-la.

Evidentemente que a nossa unidade em Cristo não destrói nossa individualidade. O Espírito Santo concedeu, a cada crente, dons especiais para edificar a Igreja e, já que temos esses dons, é essencial usá-los. Porém, a manifestações dos dons Espirituais através da vida do crente não é uma mera demonstração do nível espiritual do crente, é para edificação de outros crentes. No campo missionário o uso dos dons do Espírito Santo é imprescindível para a expansão do evangelho – “E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!”

Deus deu a sua igreja uma enorme responsabilidade — fazer discípulos de todas as nações. Isso envolve pregação, ensino, cura, auxílio para a edificação de cada crente, doação financeira, administração, edificação e muitas outras tarefas. Se cada um de nós tivesse que cumprir essa ordem individualmente, seria melhor desistir antes de começar — seria impossível. Porém Deus está nos convidando como membros de seu corpo. Um de nós pode executar uma tarefa, outro pode se incumbir de uma missão diferente. Juntos podemos obedecer mais plenamente a Deus do que se estivéssemos sozinhos.

Existe uma tendência humana de superestimar o que podemos fazer por nossa conta e subestimar o que pode ser feito em grupo. Mas, como membros do corpo da igreja, podemos realizar mais em conjunto do que poderíamos sonhar em fazer individualmente. Trabalhando em conjunto a Igreja pode revelar a plenitude de Cristo.

Após o Senhor ter ascendido, tendo cumprido todas as profecias e todas as tarefas redentoras ordenadas divinamente, ele obteve o direito de governar a igreja e dar os dons, na medida em que Ele estava enchia todo o universo com Sua presença, poder, soberania e bênçãos divinas

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo MacArthur.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.