A Igreja como uma comunidade de salvos.
Atos dos Apóstolos 2: 42-47
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos… E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa… louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”
Infelizmente temos o péssimo hábito de julgar que todas as pessoas que frequentam a mesma igreja que nós, estão na mesma condição espiritual. Dizemos infelizmente, porque quando nos decepcionamos com alguns irmãos, geralmente culpamos a igreja num todo. Esquecemo-nos do que a Palavra de Deus diz sobre alguns dos que estão no nosso meio – “Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.”
No que diz respeito a igreja local, não existe igreja perfeita; não existe igreja que não enfrente, regularmente, problemas de relacionamentos entre os irmãos. Entrementes, na igreja local estão congregando os que verdadeiramente são discípulos de Jesus Cristo. Tais crentes sabem que somente Deus tem o poder para saber quem está ali com o coração voltado para Ele. Nós, muitas das vezes, nos enganamos com as pessoas, mas o nosso Deus não se engana com ninguém. É, por isso, que nosso Deus declara que alguns, no último momento, vão cometer grandes e fatais equívocos doutrinários.
– “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”
Nenhum líder de departamento, pastor ou obreiro do Senhor, deveria se sentir aliviado ao ler essa declaração de Jesus, muito pelo contrário, devemos nos preocupar ainda mais com a nossa condição espiritual, pois, qual de nós sabe do dia de amanha?
Nossa vida como discípulos de Jesus deve ser semelhante à nossa vida na sociedade em que vivemos. Ninguém deve viver isoladamente, pois quem está sozinho não tem com quem partilhar o amor com que ele deve ao próximo (isso é mandamento divino). Quem não ama o seu próximo, sobre hipótese nenhuma deve dizer que é membro do corpo de Cristo (igreja), pois a Igreja não é feita de membros isolados, mas todos os membros formam o corpo estando ligados intimamente uns aos outros.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Doutrina da Igreja, Gilson Pereira Barbosa
Muito boa a explicação da matéria, hoje realmente existem muitos problemas mas igrejas onde a própria Bíblia diz através do apóstolo Paulo que, existem os espirituais, os carnais e os meninos na fé.