A Igreja como o rebanho de Deus.
I Pedro 5: 2
“… apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto.”
Além do conjunto das figuras da Igreja mencionadas na Bíblia, tais como: povo de Deus, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo, muitas outras metáforas bíblicas nos ajudam a ampliar a perspectiva da natureza da Igreja. Figuras da Igreja como o sacerdócio dos crentes – “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”, a Noiva de Cristo, o rebanho do Bom Pastor – “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” e os sarmentos da Videira verdadeira, além de outras figuras representam a composição e as características distintivas da Igreja verdadeira, que consiste nos redimidos.
De maneiras diferentes, essas figuras de linguagem ilustram a identidade e propósito da Igreja, que Jesus expressa de modo tão belo na sua oração sacerdotal – “[Rogo]… para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste… para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim”.
Paulo escrevendo aos Coríntios aproveita a descrição de Israel no Antigo Testamento, aplicando-a à Igreja do Novo Testamento quando declara – “Como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo“. Por toda a Bíblia a Igreja é retratada como o povo de Deus. Assim como no Antigo Testamento Deus criou Israel a fim de ser um povo para si mesmo, também a Igreja no Novo Testamento é criação de Deus. Desde o começo da Igreja e no decurso de sua história, fica evidente que o destino da Igreja está alicerçado na iniciativa e vocação divinas.
A Igreja, como povo de Deus, é descrita em termos muito significativos. A Igreja é um corpo ‘eleito’. Isto não significa que Deus tem arbitrariamente escolhido uns para a salvação e outros para a condenação eterna. O povo de Deus é chamado ‘eleito’ no Novo Testamento porque Deus tem ‘escolhido’ a Igreja para fazer a sua obra nesta era, por meio do Espírito Santo, que está ativamente operante a santificar os crentes e conformá-los à imagem de Cristo.
A designação ‘crente’ (que tanto gosto de usar) provém do termo grego ‘pistoi’ (os fiéis). Esse termo dá a entender que o povo de Deus não somente creu, ou seja, em algum momento do passado deu assentimento mental à obra salvífica de Cristo, mas também vive continuamente em atitude de fé, confiança obediente e da dedicação ao seu Salvador.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Teologia Sistemática, Stanley Horton