"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A Igreja como a Casa de Deus.

I Timóteo 3: 15
 “… mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.

A figura de linguagem bíblica por detrás dos originais dos termos gregos, apontam para a edificação de uma casa, e nesse caso, a casa é a casa espiritual de Deus, da qual todos nós fazemos parte. A Bíblia nos estimula a ser edificadores e não demolidores. Geralmente nós nos tornamos especialistas em ‘demolições’ (demolidores de fé) e fazemos isso em defesa da nossa fé. A edificação faz parte necessária da nossa espiritualidade, pois ninguém existe que tenha avançado tanto em sua vida espiritual que nada mais tenha para edificar. Por esse motivo, devemos empregar os meios espirituais para o desenvolvimento, tanto de nós mesmos como de outras pessoas, a saber, o estudo da Bíblia, a oração, o jejum, a prática das boas obras, o cumprimento da lei do amor, a santificação e o uso dos dons espirituais.

A própria Igreja de Cristo é metaforicamente descrita como um edifício. A função de sua edificação nunca se completou, e requer uma atenção contínua, e a edificação deve ser efetuada sobre o alicerce apropriado, que é Jesus Cristo. E possível uma pessoa edificar de modo errado, e assim chegar a sofrer dano. Portanto, todas as coisas devem ser feitas tendo em vista a edificação espiritual genuína.

A edificação espiritual compõe-se de pedras vivas, as quais, em si mesmas, encontram-se no processo do desenvolvimento individual; e então, coletivamente, elas provêm um desenvolvimento corporal, conjunto. É assim que a casa espiritual vai sendo edificada. Nessa metáfora, Cristo é a pedra principal, a pedra angular. Em um sentido absoluto, no tocante à salvação e à transformação espiritual, Cristo, e somente Ele é o alicerce.

A edificação da ‘casa’ de Deus (os crentes individualmente) está condicionada à nossa dedicação ao estudo da Palavra; a oração; a comunhão com o Senhor; e o jejum. Essa é uma lista parcial, embora sugestiva. Os dons espirituais têm parte ativa na edificação, quando exercidos de maneira que contribuem para o benefício da Igreja. A igreja local também precisa ser edificada, corrigida, consolada e instruída, a fim de que todos os seus membros se conformem mais intimamente à imagem de Cristo. Esse é o propósito de todos os dons espirituais.

Há muitas outras imagens que são usadas na Bíblia retratando o que a igreja é. E, independente da figura usada para descrever a igreja, verdade é que Deus habita onde o seu povo está reunido em seu nome. Pedro diz a respeito dos crentes – “… vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual…” Na imagem, as pedras fazem parte de um edifício, mas trata-se de pedras vivas e, portanto, parte de uma casa.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 2

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

4 comentários sobre “A Igreja como a Casa de Deus.

  • Seus comentários são de grande valia ajuda muito nas ministração da EBD

    Resposta
    • Graça e Paz querido irmão Antonio.
      Obrigado por sua participação. Ela é de grande incentivo para nós.
      Deus te abençoe.
      Erivelton Figueiredo

      Resposta
  • Muito obrigada por tudo que compartilha. Amo seus ensinamentos. A EBD está no meu coração. Deus abençoe sempre 🙏.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.