"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A Igreja como expressão visível e local.

I Coríntios 1: 1-3
 “Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus) e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Gostem ou não, as pessoas que se dispõem a escrever (independente do assunto), em dado momento tem que se inteirar da opinião alheia. Neste caso, se tratando de doutrina bíblica, cada religião tem a sua maneira de interpretar a Bíblia e, desta forma, estabelecer ‘suas’ próprias doutrinas. A doutrina bíblica da igreja (Eclesiologia) dentro do conceito cristão diz que a Igreja visível, no aspecto geral, somos todos nós, salvos e batizados, que compreendemos a nossa missão de filhos de Deus e professamos uma única fé.

Porém, mesmo sendo cristãs, as igrejas (locais) se ramificaram, cada uma crendo naquilo que lhe era conveniente. A doutrina bíblica da igreja, de acordo com o seguimento da igreja católica, diz que: ‘a Igreja visível é hierárquica enquanto a invisível é mística. Em outras Palavras, a Igreja possui um “corpo místico”. Trata-se, pois, da Igreja Triunfante, que é constituída pelas almas que já se encontram na glória de Deus e da Igreja Padecente, que são as almas dos nossos irmãos (irmãos deles) que se encontram no Purgatório.’

A teologia católica parece fundir-se com a evangélica, pois até certo ponto as definições de igreja são semelhantes. A teologia da igreja católica diz, ainda, sobre a igreja visível o seguinte: “É importante salientar que não se trata de duas, mas de uma única Igreja, fundada por Jesus, que é seu único mediador e que a sustenta continuamente sobre a terra. Portanto, a Igreja é, simultaneamente, terrestre e celeste; visível e espiritual. Em outras palavras, “a Igreja está na história, mas, ao mesmo tempo, transcende-a. Assim, a Igreja terrestre é sinal da Jerusalém celeste. Diante dessa maravilhosa realidade, São Cipriano, no século III, formula uma contundente afirmação: “fora da Igreja não há salvação”.

A ideia da igreja visível versus a igreja invisível é um resultado natural de uma compreensão bíblica da doutrina da salvação. A igreja visível é a expressão do cristianismo que as pessoas podem ver: a reunião e as práticas dos indivíduos em vários edifícios da igreja aos domingos. A igreja invisível é a verdadeira igreja, que só Deus pode ver: crentes nascidos de novo do passado, presente e futuro. Porque nem todos que frequentam a igreja ou realizam atos religiosos são salvos, a igreja visível inclui os incrédulos. A igreja invisível é formada pelos redimidos e selada por Deus.

A igreja visível é facilmente identificada por seus adereços religiosos: edifícios da igreja, ministros ou clero, calendários, ordenanças, cerimônias, denominações, etc. Identificar-se com a igreja visível é aceitar o rótulo de ‘cristão’, mas, sem uma transformação espiritual iniciada pelo Espírito de Deus, o rótulo é apenas isso. O cristianismo nominal preenche grande parte da igreja visível.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e a Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– As realidades visíveis e invisíveis da Igreja (cancaonova.com)
– https://www.gotquestions.org – a diferença entre a igreja visível e a invisível

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.