"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A Igreja em seu aspecto invisível e universal.

Hebreus 12: 23
 “… à universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados.

A Igreja ‘universal’ – invisível é o corpo místico de Cristo. Verdade é que a verdadeira Igreja não pode ser identificada com um edifício ou com uma congregação local, ou mesmo com qualquer combinação de congregações locais. Nela estão envolvidos todos os salvos, de todas as épocas, em todos os mundos. Quando uma pessoa se converte, torna-se membro do corpo místico de Cristo, a Igreja verdadeira, mesmo que não pertença ainda e nem venha a pertencer a qualquer congregação local. Por exemplo, uma pessoa que se converta momentos antes de morrer, e não haja tempo hábil para ela ser batizada. Só porque ela nunca pertenceu a alguma igreja local deixaria de pertencer à Igreja de Cristo?

Sobre a igreja verdadeira – o Corpo místico de Jesus, devemos estar cientes de que ela é a Igreja de Cristo que não se evidencia diante de nossos sentidos. Portanto, esta Igreja consiste em mais do que as igrejas locais, que podem ser percebidas por nossos sentidos. Outro ponto fundamental sobre a igreja verdadeira que nos conduz a uma melhor compreensão desta realidade é que sua existência depende da realidade da comunhão mística dos remidos com Cristo. Por mais de cento e sessenta vezes o apóstolo Paulo empregou a expressão ‘em Cristo’, aludindo à união mística do crente com E, a Igreja mística também está acima da capacidade humana de compreensão e raciocínio, envolvendo uma profunda natureza espiritual que une as almas humanas remidas a Cristo.

Igreja (verdadeira) é, tanto em sua origem como em seu fim, a igreja de Deus. Os homens não podem criar a igreja por seus próprios esforços, mas a recebem como presente de Deus. A membresia desta Igreja não é formada por escolha humana, mas pelo chamado divino. Ela é, portanto, essencialmente uma instituição divina.

Esta Igreja não é somente uma estrutura rígida, mas a comunhão de todos aqueles nos quais, individual ou corporativamente, o Espírito de Cristo habita. É uma comunidade de crentes, daqueles que são chamados para serem santos – “A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Assim como a igreja é criação de Deus, assim também é a sua unidade. A parte do homem não é criá-la, mas mantê-la e exprimi-la. O Novo Testamento não necessariamente inclui a formação de uma elaborada organização entre igrejas. Na era apostólica, nenhuma igreja era superior à outra e nenhum centro no mundo era considerado sede da igreja na terra. .

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 3

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 comentários sobre “A Igreja em seu aspecto invisível e universal.

  • Gracias mi hermano un saludo desde Cuba un discipulo comprometido con ÉL Reino de Dios.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.