A indivisibilidade da Igreja de Cristo.
Efésios 4: 3
“… procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”.
Uma vez salvos, fomos chamados para formarmos todos um único corpo – muitos membros, mas um, e tão somente um, só corpo.. A unidade não acontece por acaso, temos que trabalhar (e batalhar) para alcançá-la. Muitas vezes as diferenças entre as pessoas levam à dissensão, ocasionando, assim, divisões na igreja local, mas isso não acontece na igreja fiel – a verdadeira. Em vez de nos concentrarmos naquilo que nos divide, devemos nos lembrar daquilo que nos une: um corpo, um Espírito, um Senhor, uma fé, um batismo, um Deus.
Construir a unidade é um dos papéis mais importantes do Espírito Santo. Ele nos guia, mas devemos estar dispostos a ser guiados e a fazer nossa parte para manter a paz. Podemos fazê-lo ao enfocar nossa atenção em Deus, e não em nós mesmos. Ninguém jamais será perfeito aqui na terra, portanto devemos aceitar e amar outros cristãos, apesar de suas faltas. Quando notamos algum defeito em nossos companheiros de fé, devemos ser pacientes e gentis.
A Igreja e composta de muitos tipos de pessoas, de variadas formações e níveis culturais, com uma pluralidade de dons e habilidades. Essas diferenças podem facilmente dividir as pessoas, como foi o caso em Corinto. Mas apesar das diferenças, todos os crentes tem algo em comum — a fé em Cristo. Nessa verdade essencial, a Igreja encontra a unidade. Não perdemos nossa identidade individual, mas temos a unidade em Cristo.
Foi a partir do Pentecostes que o Espírito Santo se tornou disponível a todos os que crêem em Jesus. Podemos receber o Espírito Santo (ser batizados com Ele) a partir do momento em que recebemos Jesus Cristo como nosso Salvador. O batismo com o Espírito Santo deve ser entendido a luz de sua obra completa na vida de cada crente.
0 Espírito marca o inicio da experiência cristã. Não podemos ser crentes sem o Espírito de Deus; não é possível nos unir a Cristo sem seu Espírito; não podemos ser adotados como filhos de Deus sem seu Espírito; não podemos fazer parte do corpo de Cristo sem ter o Espírito Santo. O Espírito Santo é o poder de Deus em nossa nova vida. Ele inicia um processo vitalício do mudança, fazendo com que nos tornemos mais parecidos com Cristo.
Quando recebemos a Cristo pela fé, começamos a ter imediatamente um relacionamento pessoal com Deus. Quando nos tornamos crentes, o Espírito Santo passa a habitar em nós, e nascemos na família de Deus. Como membros da família de Deus, podemos ter dons e interesses diferentes, mas estamos todos unidos pelo Espírito em um corpo espiritual.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.