"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Reino de Deus como realidade presente.

Romanos 14: 17
 “… porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

O reino de Deus não significa uma ação empreendida pelos homens, ou algum domínio por eles estabelecido. Ainda que a idéia de trabalhar para estabelecer o reino de Deus possa ser nobre, a terminologia bíblica é completamente inconsistente com a linguagem da teologia liberal moderna. O reino é um ato divino, não uma realização humana, nem mesmo a realização de crentes dedicados.

Os ensinamentos e os feitos de Jesus devem ser vistos como sinais da vinda e a presença do reino. Eles são parte da mensagem – “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” Os feitos de Jesus não mostram simplesmente o poder de Deus, mas antes o tipo de poder que ele exibe. O reino de Deus é caracterizado pela graça e compaixão que é poderosa para ajudar o desventurado e o réprobo – “Porque o Reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha… Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?”.

Ao proclamar o reino de Deus, Jesus possibilitou aos homens abandonarem seu pecado, possuir seu reino e receber as bênçãos do seu governo. Isso é visto particularmente nas parábolas. Elas apresentam o governo de Deus como sendo semelhante a um tesouro escondido ou uma pérola de grande valor que os homens, para adquirir, não deveriam medir esforço – “Também o Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem e compra aquele campo.” Elas retratam suas alegrias como sendo semelhantes a de uma festa de casamento, para a qual todos os homens são convidados.

De acordo com o que está escrito na Bíblia, podemos dizer que a ‘mensagem do reino’ é uma mensagem de salvação ao invés de uma mensagem sobre o próprio Deus. Jesus falou muito pouco sobre Deus reinando ou agindo como Rei, e Ele associou o termo ‘reino’ muito mais com as bênçãos que Ele trouxe aos homens. A mensagem do reino vem como um quadro de boas novas. O presente mundo está sob o domínio de Satanás, mas a ação de Deus em Jesus significa que Satanás está sendo atacado, seu domínio está sendo conduzido a um fim, e seus cativos estão sendo libertos.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Enciclopédia Bíblica, vol. 5 Merril C. Teney

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.