A pregação do Reino como missão da Igreja.
Atos dos Apóstolos 19: 8
“E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do Reino de Deus.”
Através de Jesus Cristo, na seu aspecto humano, o Reino de Deus foi declarado aos homens. Quando os fariseus perguntaram a Jesus onde ficava o Seu Reino, Ele respondeu – “… O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós.” Quando disse isto, Jesus estava se referindo a Si mesmo. Ele era a única manifestação do Reino de Deus. Em tudo o que Ele fez ou disse, Ele refletiu a vontade do Pai. Em um determinado momento, Ele corajosamente declarou – “E aquele que me enviou está comigo; o Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.” Isto era verdadeiramente o Reino de Deus. Embora estivesse vivendo no meio de um ambiente hostil, Ele expressou Deus em cada aspecto de Sua vida.
O Novo Testamento contém abundante ensino sobre a missão do crente no reino de Deus, na sua presente manifestação. É responsabilidade do crente buscar incessantemente o reino de Deus, em todas as suas manifestações, tendo fome e sede pela presença e pelo poder de Deus, tanto na sua vida como no meio da sua comunidade cristã. Devemos orar para que o reino de Deus se manifeste no grandioso poder do Espírito Santo para salvar pecadores, para destruir a influência demoníaca, para curar os enfermos e para engrandecer o nome do Senhor Jesus.
Jesus disse que somente quem se esforça apodera-se do reino de Deus. Os tais, movidos por Deus, resolvem romper com as práticas pecaminosas e imorais do mundo e seguem a Cristo, a sua Palavra e seus justos caminhos. Não importando o preço a pagar, esses, resolutamente, buscam o reino com todo o seu poder. Ou seja, pertencer ao reino de Deus e desfrutar de todas as suas bênçãos requer esforço sincero e constante — um combate de fé, aliado a uma forte vontade de resistir a Satanás, ao pecado e à sociedade perversa em que vivemos.
Não conhecerão o reino de Deus aqueles que raramente oram, que transigem com o mundo, que negligenciam a Palavra e que têm pouca fome espiritual. O Reino de Deus é para crentes como José que não pecou por causa do Nome de Deus; crentes como Elias, que tinha íntima comunhão com Deus; crentes como Daniel e seus três amigos que assentaram em seus corações (por causa do Nome de Deus) não se contaminarem com os manjares do rei; enfim a lista é grande. Páginas e páginas poderiam ser escritas citando exemplos de personagens bíblicos que nos servem de exemplos de crentes fiéis. inclusive mulheres como Débora, Rute, Ester, Maria, Ana e Lídia entre outras mulheres.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Venha o teu Reino, David W. Dyer