A Igreja como um organismo vivo, o Corpo de Cristo.
I Coríntios 12: 12-14
“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.”
Usando a analogia do corpo, o desejo de Paulo é enfatizar a importância de cada membro da Igreja. Na comparação que Paulo fez da Igreja – corpo de Cristo, ao corpo humano, a similaridade das funções dos membros é inconfundível. Cada ‘membro’ tem uma função específica, necessária para o organismo como um todo. Os órgãos têm diferentes funções, mas em suas diferenças devem trabalhar juntos.
Se uma parte aparentemente insignificante é retirada, o corpo inteiro se torna menos efetivo. Pensar que nosso ‘dom’ (no corpo) é mais importante do que o de outra pessoa é uma característica de orgulho espiritual. Não devemos tratar com desprezo aqueles que parecem ser menos importantes, e não devemos ter inveja de outros que tem dons mais visíveis. Em vez disso, devemos usar os dons que recebemos e encorajar outras pessoas a usar os seus.
A Igreja é composta de muitos tipos de pessoas, de variadas formações e níveis culturais, com uma diversidade de dons e habilidades. Essas diferenças podem facilmente dividir as pessoas (formação de ‘panelinhas’), como foi o caso em Corinto – “… que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo”. Mas apesar das diferenças, todos os crentes tem algo em comum — a fé em Cristo. Nessa verdade essencial, a Igreja encontra a unidade.
Quando nos tornamos crentes, o Espírito Santo passa a habitar em nós, e nascemos na família de Deus. A frase “… todos nos fomos batizados em um Espírito” significa que cada um de nós tem o mesmo Espírito Santo. Como membros da família de Deus, podemos ter dons e interesses diferentes, mas estamos todos unidos pelo Espírito em um corpo espiritual. O batismo “em um Espírito” não se refere, nem ao batismo em água, nem ao batismo no Espírito Santo que Cristo concede ao crente como no dia de Pentecoste. Refere-se, pelo contrário, ao ato do Espírito Santo batizar o crente no corpo de Cristo – a igreja, unindo-o a esse corpo; fazendo com que ele seja um só com os demais crentes.
Nossos ministérios ou serviços para Deus, na sua obra, devem ser caracterizados pela interação e cada um complementando o outro. No corpo de Cristo não há lugar para competição ou rivalidade.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA – CPAD