O ministério quíntuplo da Igreja.
Efésios 4: 11
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores…”
Deus deu à sua igreja uma enorme responsabilidade – fazer discípulos de todas as nações. Isso envolve pregação, ensino, cura, auxílio para a edificação de cada crente, doação financeira, administração, edificação e muitas outras tarefas. Se cada um de nós tivesse que cumprir essa ordem individualmente, seria melhor desistir antes de começar. Porém Deus está nos convidando como membros de seu corpo para que, juntos possamos realizar coletivamente tarefas que sozinhos jamais conseguiríamos.
Por isso, uma igreja organizada deve ser regida por ministérios outorgados às pessoas que preencham os requisitos bíblicos para um obreiro na casa de Deus. Biblicamente os ministérios eclesiásticos se resumem em cinco – apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. Vamos, resumidamente (de acordo com um estudo da Bíblia de Estudo Pentecostal), citar algumas características de cada ministério. Não são os nossos conceitos que vamos expressar, mas tão somente a doutrina bíblica que trata deste assunto.
O título ‘apóstolo’ se aplica a certos líderes cristãos no Novo Testamento. O verbo ‘apostello’ significa enviar alguém em missão especial como mensageiro e representante legal e pessoal de quem o envia. O título é usado para Cristo – “Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão”; para os doze discípulos escolhidos por Jesus – “Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes …”; para o apóstolo Paulo – “Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos)”; e, para outros – “E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor”. O ministério de apóstolo nesse sentido restrito é exclusivo, e dele não há repetição. Os apóstolos originais do Novo Testamento não têm sucessores.
O profeta e ou profetisa são pessoas que falam sob o impulso direto do Espírito Santo, e cuja motivação e interesse principais são a vida espiritual e pureza da igreja. Sob o novo concerto, são levantados pelo Espírito Santo e revestidos pelo seu poder para trazerem uma mensagem da parte de Deus ao seu povo.
Os evangelistas, de acordo com o Novo Testamento, são homens de Deus, capacitados e comissionados por Deus para anunciar o evangelho, as boas novas da salvação aos perdidos e ajudar a estabelecer uma nova obra numa localidade.
Os pastores são aqueles que dirigem a congregação local e cuidam das suas necessidades espirituais. Também são chamados ‘presbíteros’ e ‘bispos’ ou supervisores.
Os doutores ou mestres são aqueles que têm de Deus um dom especial para esclarecer, expor e proclamar a Palavra de Deus, a fim de edificar o corpo de Cristo. A missão dos mestres bíblicos é defender e preservar, mediante a ajuda do Espírito Santo, o evangelho que lhes foi confiado.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto.