Batizando os verdadeiramente convertidos.
Atos dos Apóstolos 2: 38
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”
Abordaremos neste comentário um assunto um tanto controverso entre as denominações ditas cristãs. O batismo, segundo a doutrina bíblica, diz que a fé salvadora pessoal é um pré-requisito do batismo. A fé salvadora é confiança e firmeza em Jesus Cristo como salvador pessoal todo-suficiente de alguém. Não encontramos nas páginas da Bíblia Sagrada qualquer indicação de alguma pessoa tenha sido batizada sem fé.
O simbolismo do batismo aponta para a nossa morte para o pecado e ressurreição para andarmos em novidade de vida. Semelhante experiência só pode vir por intermédio da fé. Ora, se a representação do batismo exige que os candidatos tenham fé, isso fica implicitamente declarado de que o batismo se destina apenas aos salvos. Quando alguém está batizado sem ter morrido por meio do poder regenerador do Espírito Santo para o pecado, que é o único modo porque alguém pode morrer para o pecado, professa uma falsidade perante o mundo e a igreja.
Sendo a fé é um pré-requisito do batismo e como tal está indicado, implicado ou exigido por qualquer passagem da Escritura, o batismo de infantes não está fundamentado e, muito menos autorizado nas Escrituras. Não há nas Escrituras a mínima insinuação de um indício que criancinhas foram batizadas.
Entretanto, algumas igrejas cristãs evangélicas batizam crianças alegando que o concerto de Deus com Abraão, foi um ‘concerto da igreja’. Neste ‘concerto da igreja’ instituiu-se a circuncisão como um sinal e um selo. Nos tempos do Novo Testamento instituiu-se o batismo em substituição a circuncisão. E desde que Deus incluiu criancinhas neste concerto e ordenou a circuncisão delas, elas estão incluídas neste concerto e tem direito ao batismo. Este concerto com Abraão, no qual seus filhos foram incluídos, foi o concerto eterno.
Não encontramos na Bíblia Sagrada qualquer indício para uma afirmativa categórica de que o batismo veio em lugar da circuncisão. Nem um indício de semelhante coisa aparece em qualquer lugar do Novo Testamento, nem mesmo na discussão da conferência sobre a circuncisão em Jerusalém. Aliás, esta conferência provou que a circuncisão não cedeu lugar ao batismo; do contrário a questão em foco podia ser resolvida prontamente por dizer simplesmente que os gentios não estavam obrigados a serem circuncidados porque o batismo tomara o lugar da circuncisão.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Doutrina do Batismo, pr. Mateus Duarte.