As Escrituras como base do verdadeiro culto cristão.
I Timóteo 4: 13
“Persiste em ler (a ‘Palavra’), exortar e ensinar, até que eu vá.”
Ministrar a Palavra não pode ser uma atividade secundária na vida de quem se ocupa em anunciá-la, mas sim sua maior prioridade. A leitura da Palavra de Deus deve ser uma prática diária. O povo judeu estava habituado a ouvir a leitura da Lei e dos Profetas em suas sinagogas, e essa prática foi levada às igrejas cristãs. Jesus leu as Escrituras na sinagoga em Nazaré – “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler”, e Paulo costumava ler passagens das Escrituras quando visitava uma sinagoga – “E, depois da lição da Lei e dos Profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Varões irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.”
É muito decepcionante observarmos em determinadas igrejas, como elas colocaram de lado a leitura da Palavra de Deus. Tais igrejas têm tempo para muitas coisas do tipo: ‘músicas especiais’, coreografias e inúmeros avisos, mas não têm tempo para ler a Bíblia. Não estamos falando da leitura que precede à pregação, mas se trata de outro tipo de leitura. As Escrituras ordenam que leiamos a Palavra de Deus nas reuniões públicas e, convém acrescentar que os que lêem a Palavra em público precisam estar previamente preparados. Não se deve pedir para alguém ler as Escrituras publicamente ‘de última hora’. A Bíblia merece o melhor que temos a oferecer.
A instrução de Paulo dada ao verdadeiro pregador do evangelho de Jesus Cristo tem como atividade principal do pregador o ‘cuidado de si mesmo’ – Pela prudência, fugindo das más companhias, observando o comportamento dos amigos, cuidando da linguagem (vocabulário chulo proferido nas mensagens), cuidando de sua casa, aplicando-se à leitura, mantendo a sua higiene, cuidando da sua saúde pessoal, estudando, sendo honesto e moderado em tudo. Todas estas coisas estão relacionadas ao cuidado de si mesmo.
Quanto ao cuidar da doutrina, isso fala do zelo que devemos ter não permitindo que a doutrina seja abandonada, solapada, e vituperada; sempre trazendo à lume a Palavra da verdade, baseada nos fundamentos dos profetas e apóstolos – “… edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.”
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto.