A proclamação da Palavra de Deus.
Mateus 4: 23
“E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.”
Jesus pregou o evangelho a todos os que quiseram ouvir. As Boas Novas são de que o Reino dos céus chegou. Deus está conosco e cuida de nós. Cristo pode curar-nos não apenas de enfermidades físicas, mas também da espiritual. Não existem pecado e problema grande ou pequeno demais que Ele não possa resolver. As palavras de Jesus são boas novas, porque oferecem liberdade, esperança, paz no coração e vida eterna com Deus.
Nos Evangelhos, o ‘Reino’ de Deus está estreitamente associado à cura, aos milagres e à expulsão de demônios. O reino de Deus inclui bênçãos para o corpo, e não somente para a alma. Isso porque nosso Deus não permitirá que nenhum dos cidadãos do Seu Reino padeça alguma enfermidade. Jesus ensinou, pregou e curou. Estas foram as três principais atividades de seu ministério. O ensino demonstra a preocupação de Jesus com o entendimento: a pregação, com o compromisso; e a cura, com a saúde e o bem-estar das pessoas. Os milagres de cura autenticavam os ensinamentos e a pregação de Jesus, provando que Ele verdadeiramente é o Messias enviado por Deus.
Proclamar a Palavra de Deus num culto público (seja na igreja ou em outro lugar qualquer) não tem por finalidade alcançar apenas o visitante (se houver) ainda não crente, mas, como sempre gosto de frisar, o objetivo da proclamação da Palavra de Deus num culto, visa, primeiramente, ensinar o povo de Deus sobre a natureza do Seu Reino. Isso implica em incentivar os ouvintes a buscarem com mais avidez a perseverarem na fé e santidade.
Jesus estava proclamando a boa notícia de que o reino de Deus estava próximo, que os Seus propósitos soberanos na história foram finalmente se concretizar. Cura, bem como o ensino e a pregação, era um sinal de que este reino tinha se estabelecido. E, algo que muitos crentes não compreendem é que todas as bênçãos prometidas para os cidadãos deste Reino, já podem ser desfrutadas neste mundo.
A região da Galiléia não era pequena em extensão e, segundo registros da história, possuía em torno de 300 mil habitantes na época de Jesus, distribuídos por mais de duzentos vilarejos. Jesus deu início ao seu ministério ensinando, pregando e curando todos os tipos de enfermidades (físicas, emocionais e espirituais). Essas peculiaridades do evangelho de Jesus Cristo são uma amostra de um tempo que está por vir, quando no Seu Reino não haverá mais enfermidades – “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.” ALELUIA!
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA – CPAD