Não podemos trilhar o caminho dos néscios na jornada.
Efésios 2: 2-3
“… em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”
É impossível querermos compreender o Novo Testamento sem que haja, de nossa parte, o reconhecimento, conforme está declarado na Bíblia, de que Satanás é o deus deste mundo. Ele é o maligno, e o seu poder controla o presente século mau – “… porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” O ‘príncipe das potestades do ar’ é Satanás. Ele é retratado como rei do domínio espiritual do pecado – dos demônios e dos que estão contra o Cristo. Na ressurreição, Cristo venceu Satanás e seu poder. Portanto, Jesus Cristo tornou-se o Imperador permanente de todo o mundo: Satanás é apenas o rei temporário da parte do mundo que prefere obedecer-lhe.
Quando dizemos que ‘Deus está no controle de tudo’, devemos deixar bem esclarecido de que esse ‘controle’ não significa que tudo quanto está acontecendo é da perfeita vontade de Deus. Não é isso! As Escrituras não ensinam que Deus hoje controla diretamente este mundo ímpio, cheio de gente pecaminosa, de maldade, de crueldade, de injustiça e de impiedade. Sabemos que Deus não deseja, nem causa, de nenhuma maneira, todo o sofrimento que há no mundo. O ‘controle de tudo’ está na Sua Onisciência e Pré-ciência, isto é, nada do que acontece neste mundo escapa do Seu conhecimento.
Deus é soberano e, portanto, todas as coisas acontecem de acordo com sua vontade permissiva e controle ou, às vezes, através da sua ação direta, de conformidade com o seu propósito e sabedoria. Mesmo assim, na presente era da história, Deus tem limitado seu supremo poder e domínio sobre o mundo. Esta auto-limitação é apenas temporária, porque no tempo determinado pela sua sabedoria, Ele destruirá toda a iniquidade e o próprio Satanás. Somente então é que ‘os reinos do mundo virão a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre’.
O fato de todas as pessoas, sem exceção, cometerem pecados prova que sem Cristo temos uma natureza má. Estamos perdidos no mal e não podemos nos salvar. Assim, todo aquele que está sem Cristo é controlado pelo ‘príncipe das potestades do ar’. Sua mente é obscurecida por Satanás, para que não veja a verdade de Deus. A pessoa sem Cristo é responsável pelo seu pecado, pois Deus dá a cada ser humano uma medida de luz e graça, com a qual possa buscar a Deus e escapar da escravidão do pecado, mediante a fé em Cristo.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.