"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devemos evitar a murmuração contra a liderança.

I Tessalonicenses 5: 2-3; Hebreus 13: 17
 “E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
 “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

Na Bíblia, a murmuração está ligada a consequências desagradáveis. Precisamos aprender a ser gratos pelo o que temos e usar ‘nossos’ bens para abençoar outras pessoas. Quando nos conscientizamos de que devemos louvar e adorar a Deus pelo o que temos recebido dEle, demonstramos que estamos agradecidos e que reconhecemos a perfeição de Deus em tudo o que faz. Por outro lado, quando murmuramos, estamos declarando que o Senhor não está sendo justo na maneira como está agindo, e que Ele poderia fazer melhor ou diferente. Num exame mais acurado da Palavra de Deus, verificamos que as pessoas que murmuraram contra Deus, sofreram consequencias trágicas.

Nosso objetivo é conscientizar o crente de que a murmuração vai além de uma simples reclamação. Na verdade, quando murmuramos estamos assumindo a posição de críticos. É espantoso como somos críticos. Evidentemente que a nossa forma de expressar não indica uma generalização, ou seja, não estamos dizendo que todos os crentes são críticos (murmuradores),mas, indiscutivelmente, existem mais murmuradores do que os que não murmuram.

O erro que muitos cometem é o de interpretar literalmente o significado dos termos. Sem duvida isso é imprescindível, todavia, além do significado literal temos que entender o princípio a que se aplica o termo.  Sendo assim, embora o significado literal do termo ‘murmurar’ nos apresenta algum aspecto positivo, entretanto, o seu princípio aponta (sem duplicidade) para o aspecto negativo. O crente deve fixar sua atenção tão somente no aspecto negativo que o conceito da murmuração nos é revelado na Bíblia Sagrada. Independente de a murmuração ser justificável ou não, na Bíblia ela é vista como pecado.

A murmuração na Bíblia nos mostra como esse ‘sussurro’ perturba o coração de Deus, pois ao murmurarmos estamos nos comportando como os filhos das trevas. A murmuração é uma atitude que incomoda. O murmurador só consegue enxergar os problemas, ele não consegue discernir, nos problemas, a provisão de Deus. ‘Quando começamos a murmurar, abrimos as portas para muitas outras murmurações futuras, por isso, precisamos fechar as portas para a reclamação. Se achamos que não tem nada demais criticar o governo, logo criticaremos os líderes da igreja, os vizinhos, a “religião”, a “religiosidade” das pessoas, até que questionamos Deus e começamos a endurecer o nosso coração.’

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo NAA-CPAD.
– Estudo sobre murmuração na Bíblia – Material Gospel

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.