"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devemos chegar a Deus com confiança, não com murmuração.

Hebreus 4: 16
 “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

O Dicionário bíblico de Almeida define murmurar como sendo (de acordo com os princípios bíblicos) um ato de censura e de reclamação. Dentro desta perspectiva, quando censuramos alguém ou alguma coisa, consciente ou inconscientemente estamos criticando, discordando e reprovando o que está sendo feito ou o que já foi realizado, seja em nosso favor ou não. E, a reclamação não deve ser vista apenas com um ato de insatisfação com algo ou situação, mas ela revela um espírito de oposição, declarando que o que foi feito não condiz com o que se merecemos.

A decadência espiritual em que vive os evangélicos nos dias atuais se deve ao que eles estão assimilando do que está sendo ensinado nas igrejas. Infelizmente muitas igrejas estão preocupadas com a satisfação pessoal dos membros sem levar em consideração que o que realmente importa é a conscientização da necessidade de estarem convertidas, e dentro desta realidade, o que temos visto são crentes que aprenderam que Deus tem o dever moral de nos conceder tudo o que desejamos (algo como o gênio da lâmpada).

Um versículo como este da carta aos Hebreus (4:16) é facilmente distorcido, colocando o homem como merecedor dos favores imerecidos de Deus. Em outras versões da Bíblia usa-se a palavra ‘ousadia’ em vez de ‘confiança’ e, quando se distorce a interpretação deste versículo, ao homem é dado uma condição a qual nunca foi possível ter. O que as pessoas estão aprendendo com a distorção da interpretação deste versículo é que o homem deve tratar Deus como um igual, pois fomos criados segundo ‘Sua imagem e semelhança’.

O mais impressionante nestas aberrações doutrinárias é a posição em que o homem é colocado. Usando textos bíblicos fora do contexto, alguns mestres inculcam nas pessoas uma condição (no aspecto espiritual) que não temos (diante de Deus). A ousadia ou confiança com as quais devemos entrar diante do trono do Senhor não se estribam em nós mesmos, mas na presença do nosso Sumo Sacerdote (Jesus) que está eternamente à direita do trono do Pai. Ele (Jesus) e somente Ele é quem nos dá a condição de entrarmos com confiança diante do trono de Deus.

Entrar com confiança diante do trono de Deus denota muitos mais do que ter os pedidos atendidos. Entrar com confiança diante do trono de Deus expressa sua infinita misericórdia em nos aceitar ali apesar do que somos.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Dicionário da Bíblia de Almeida.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.