"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A tentação que se origina de dentro do ser humano.

Tiago 1: 14-15
 “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

Existe um dito popular que diz: ‘não podemos impedir os pássaros de sobrevoarem nossa cabeça, nossa responsabilidade é a de não permitir que façam ninhos nela’. Livre de ser tentado ninguém está. A responsabilidade de cada um é a de resistir à tentação que, fatalmente culminará com o pecado. Embora ensinemos que Satanás está por detrás de toda tentação – “… anda em derredorbuscando a quem possa tragar”, entretanto existem certas situações (e com isso não estamos eximindo Satanás de culpa) que não passam de consequências trágicas de atos cometidos no passado. Deus perdoa todos os pecados, mas não impede de sermos alcançados pelas consequências que eles proporcionam.

 Ninguém que peca, poderá livrar-se da culpa, lançando acusações contra Deus. Deus pode nos provar para fortalecer nossa fé, mas nunca para nos levar ao pecado. A natureza de Deus testifica que Ele não pode dar origem à tentação para pecar. A tentação vem de nossos maus desejos interiores, não de Deus. Começa com um pensamento mau, e se torna pecado quando nos demoramos neste pensamento e permitimos que ele se torne uma ação. Satanás não sabe o que pensamos, mas pode, sem nenhuma dúvida, induzir nossos pensamentos com aquilo que coloca diante de nós.

Como uma bola de neve rolando montanha abaixo, o pecado cresce e se torna cada vez mais destrutivo a medida que permitimos que ele prossiga. É fácil culpar os outros e dar desculpas por pensamentos maus e ações erradas. Argumentos, tais como: a culpa é da outra pessoa; não pude evitar; todo mundo esta fazendo isso: foi só um engano; ninguém é perfeito; ou como Eva se desculpou no Éden, ‘o Diabo me fez fazer isso’; fui levado a isso: ou não sabia que era errado. Uma pessoa que dá desculpas está tentando jogar a sua própria culpa em algo ou em outra pessoa. Um crente, por outro lado, aceita a responsabilidade por seus erros, confessa-os e pede perdão a Deus.

Em uma sociedade repleta de depravação moral e pressões que induzem ao pecado, somos advertidos em relação a tentação. A Bíblia nos ensina que as tentações sobrevêm a todos; então não pense que você é diferente; qualquer tentação pode ser resistida porque Deus sempre mostra uma saída. Deus nos ajudará a resistir a tentação, ajudando-nos a reconhecer as pessoas e as situações que nos causam problemas, também nos ajudará a fugir de qualquer coisa que nós sabemos ser errada e a escolhermos fazer somente o que o certo.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo NAA- CPAD

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.