"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Toda tentação faz parte da esfera humana.

I Coríntios 10: 13
 “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.

Somos tentados segundo as nossas ambições e fraquezas e, ainda que julguemos que as tentações estão num nível insuportável, nosso Deus garante que elas estão exatamente dentro do nosso limite. O crente tem que entender que ser tentado não é pecado. Pecado é quando damos lugar (em nosso coração) àquilo que está nos tentando. As tentações põem em prova nossa fé, lealdade e compromisso com nosso Deus e, por outro lado, podem ser vistas como instrumento para nos ensinar a permanecer mais na dependência do Espírito Santo, seja para nos proteger ou orientar.

Nosso Deus permite que sejamos tentados não com o objetivo de nos ver caídos ou desviados dos seus caminhos, mas para fortalecer nossa fé por meio das provações – “Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” E como o nosso Deus não deixa nenhum projeto sem conclusão, quando há da parte dEle a permissão para sermos tentados é porque previamente Ele já tem determinado uma forma de escaparmos. O livramento ou escape é a capacitação divina que nos é concedida em cada situação específica, a fim de que possamos resistir e vencer todas as tentações e provas. Entretanto, mesmo as nossas quedas e falhas são transformadas por Deus em ensino e força para nosso desenvolvimento espiritual.

Talvez, a grande dificuldade que muitos crentes enfrentam com as tentações está no fato de pensarem que por estarem em situações moralmente embaraçosas, não lhes resta outra opção a não ser a de pecar. Olhemos para o exemplo bíblico relatado sobre o pecado de Davi. Entre ele e Bate-Seba havia uma distância enorme. Não era o simples fato de tê-la visto nua que exigia dele a atitude que teve. Entende? Não são as situações inusitadas que vão guiar nosso comportamento. Deus sempre tem para nos oferecer uma solução moralmente certa para as situações embaraçosas que enfrentamos em nosso dia-a-dia.

O diabo nos conhece muito bem e, como digo sempre, ele nunca vai colocar diante de nós coisas ou situações que nós desaprovamos. Seus objetos de tentação sempre são coisas agradáveis ao que é tentado. Ele como o diabo faz o papel de tentador que lhe é inerente e nós, como crentes, devíamos fazer o nosso, resistindo a tudo o que ele nos oferece.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA – CPAD
– Bíblia de Estudo King James

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.