"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Um chamado para a santificação na jornada.

Romanos 6: 19-22
 “Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne… apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis, então, das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.

A salvação de acordo com a doutrina bíblica se apresenta sob três aspectos: passado – fomos justificados; presente – estamos nos santificando; e, futura – quando teremos o nosso corpo glorificado. No processo salvífico do tempo presente, a santificação é o processo da salvação onde estamos sendo salvos do domínio e influência do pecado. A santificação bíblica significa basicamente separação para uso e posse de Deus. Paulo definiu isso com uma frase extraordinária – “Porque, esta mesma noite, o anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo”. Santificação não é apenas o crente pertencer a Deus, mas também servi-Lo.

A santificação é primeiramente interna, isto é, pureza interior, purificação do pecado, refletindo isso em nosso exterior, traduzido em separação do pecado e dedicação a Deus. É um termo ligado ao culto a Deus e consagração ao seu serviço. Quem pensa ser santo deve ser separado do mal e dedicado a Deus para seu uso – “De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra”. A santificação, como acabamos de ver, tem um lado posicional e outro prático: um santo viver.

A santificação do crente tem duas características: sua separação para a posse e uso de Deus; e a separação do pecado, do erro, de todo e qualquer mal conhecido, para obedecer e agradar a Deus. A santificação bíblica é a nossa separação do pecado, do mal, do mundo e suas práticas pecaminosas para vivermos para Deus e para servi-Lo. Em linguagem bem simples, é a pessoa abandonar tudo o que sabe, sente e vê, tendo consciência de que o que sabe, sente e vê não é de Deus, e que Lhe ofende.

O desenvolvimento do crente ‘em santificação’ ocorre à medida que o Espírito Santo rege sua vida soberanamente, e o crente, por sua vez, busca estar santificado, em cooperação com Deus – “Sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver“. Deus é quem opera a santificação no crente, embora haja a cooperação deste.

Uma importante razão pela qual o crente deve santificar-se é que a santidade de Deus, em parte, é revelada através do procedimento justo e da vida santificada do crente – “… Isto é o que o SENHOR falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo….” Então, o crente não deve ficar observando, nem exigindo santidade na vida dos outros; ele deve primeiro demonstrar a sua.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.