"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A esperança como fio condutor das Escrituras.

Gênesis 3: 15; Apocalipse 12: 9
 “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
 “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

Quando se fala de ‘esperança’, dentro do princípio bíblico, não estamos falando de uma expectativa duvidosa, isto é, o crente não espera as coisas acontecerem para ver qual será o resultado, muito pelo contrário, nossa esperança está fundamentada nas promessas de Deus declaradas na Bíblia e, por isso cremos que tudo acontecerá como está determinado. Neste sentido, nossa esperança é de que os acontecimentos se dêem brevemente porque do resultado nós já tomamos conhecimento.

O próprio Deus declara na Bíblia que nunca guardou segredo dos seus filhos, antes, antecipadamente tem nos dito tudo sobre os acontecimentos futuros – “Por isso, to anunciei desde então e to fiz ouvir antes que acontecesse…” e, isso Ele tem feito desde a fundação do mundo. E, isto o nosso Deus tem feito para salvação nossa, pois, de fato fomos salvos verdadeiramente, mas a nossa plena salvação ainda é motivo de esperança, pelo que também não é um acontecimento passado, mas ainda jaz no futuro.

Nós não podemos estar conformados apenas com a atitude de termos aceitado Jesus como salvador de nossas vidas, além de salvador Ele precisa ser Senhor de nossa vida. Nossa esperança de salvação em Jesus Cristo não pode ficar fundamentada apenas naquele dia em que o aceitamos como Salvador, mas em cada dia vivido submissos à Sua vontade, sendo obedientes à Sua voz, convictos de que Sua Palavra se cumprirá.

O termo ‘esperança’, na Bíblia, é usado de duas maneiras diferentes. Em alguns casos significa grande coragem, aquela que permanece firme a despeito de todas as tentações. Enquanto em outros casos indica a salvação infinita que a esperança obterá.

Biblicamente, fé e esperança são coisas distintas, pois é mediante a fé que os crentes possuem a adoção em sua forma presente e, mediante a esperança eles esperam pela fruição total dessa adoção. A esperança, pois, é uma característica essencial dos redimidos. Essa esperança desvia a atenção do crente para longe das atividades mundanas, pois o crente, na realidade, é cidadão de um mundo diferente e vive embalado por profunda expectação de obter a concretização de sua nova esperança e posição em Cristo.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 4

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.