O Paraíso como a habitação de Deus, dos anjos e dos salvos.
Lucas 23: 43; II Coríntios 12: 2-4
“E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”
“Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar.”
A primeira fase da vinda do Senhor Jesus diz respeito somente à Sua igreja (os salvos) e, as bênçãos resultantes disto são incontáveis. São bênçãos que se relacionam exclusivamente com tudo o que diz respeito aos crentes de todas as eras (passado, presente e futuro). O conhecimento da doutrina do estado intermediário dos mortos será de grande auxilio na ministração desta última aula, pois nos levará a compreender com mais clareza o destino atual dos que estão mortos.
Antes da ressurreição de Jesus Cristo o termo hebraico ‘seol’ designava o lugar para onde todos os que morriam – justos e ímpios – e, conforme está registrado na Bíblia, havia nesta região dos mortos uma divisão para os justos e outra para os ímpios que era separada por um abismo intransponível – “E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio”. O lugar dos justos denominado ‘Paraíso’ ou ‘Seio de Abraão’ era de felicidade, segurança e prazer. Enquanto que o lugar que abrigava os mortos ímpios era (e é) medonho, cheio de dores e sofrimentos e, tanto num como no outro os mortos estavam plenamente conscientes.
Conforme Paulo ensina na sua teologia, o ‘hades’ (grego) ou ‘seol’ (hebraico) está situado nas maiores profundezas da Terra, todas as referências de almas que entraram neste lugar diz que ‘desceram’ – “Ela descerá até aos ferrolhos do Seol, quando juntamente no pó teremos descanso”. Embora alguns ‘estudantes’ da Bíblia Sagrada aludem o termo ‘seol’ e ‘hades’ ao inferno, todavia, devemos ter muito cuidado com esse tipo de interpretação, pois o inferno propriamente dito é chamado de Lago de Fogo e Enxofre, enquanto que o ‘seol’ ou ‘hades’ é no momento um inferno-prisão onde os ímpios estão aguardando a ressurreição para o Juízo do Grande Trono Branco.
Nos originais gregos o texto de Lucas 16: 19-31 não tem o título de parábola, portanto devemos examiná-lo como sendo um acontecimento real. Sendo assim, antes da vida de Jesus a este mundo, todos os mortos desciam ao ‘seol’.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
OS: A conclusão deste comentário será na leitura diária de sábado (29/06).
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto.
– O Calendário da Profecia, Pr. Antônio Gilberto.