"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A nossa verdadeira morada está nos Céus.

Filipenses 3: 20
 “Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”.

O termo ‘cidade’ traduzido do original grego (politeuma) não se aplica a um espaço geográfico devidamente urbanizado, mas tem o sentido de ‘cidadania’ ou ‘pátria’. O que Paulo quer enfatizar é que os crentes já não são cidadãos deste mundo, agora, tornaram-se estranhos e peregrinos na terra – “E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação”. Apesar de ainda estarmos neste mundo, nossa cidadania é do Céu e somos governados pelo poder ‘invisível’ de Deus operando em nós e por nós.

No que diz respeito ao nosso comportamento, valores e orientação na vida, o Céu é agora a nossa cidade. Os cidadãos filipenses tinham o mesmo direito e os mesmos privilégios dos cidadãos de Roma, porque Filipos era uma colônia romana. Da mesma forma, nós crentes um dia gozaremos de todos os privilégios especiais de nossa cidadania celestial porque pertencemos a Cristo. Não devemos nos prender tanto a essa vida a ponto de ficarmos tristes pela volta de Cristo.

Nascemos de novo; nossos nomes estão registrados nos livros do Céu; nossa vida está orientada por padrões celestiais, e nossos direitos e herança estão reservados no Céu. É para o Céu que nossas orações sobem e para onde nossa esperança está voltada. Muitos dos nossos amigos e familiares já estão lá, e nós também estaremos ali dentro em breve. Jesus também está ali, preparando-nos um lugar. Ele prometeu voltar e nos levar para junto dEle.

Deus tem um celeste lar onde há ‘muitas moradas’, e para as quais a ‘família de Deus’, ora vivendo na terra, será trasladada; “não temos aqui cidade permanente”. Tão certamente como Cristo subiu ao céu, Ele voltará para levar seus seguidores para si mesmo, conduzindo-os à casa do Pai, o lugar que lhes está preparado. Esta era a esperança dos crentes dos tempos do Novo Testamento, e de igual modo, a de todos os crentes de hoje.

O propósito supremo da volta do Senhor é ter os crentes com Ele para sempre. A vinda de Cristo para nos buscar, livrar-nos-á da futura ‘hora da provação’ que sobrevirá ao mundo. Por essas razões, desejamos profundamente uma cidade melhor, ou seja: a cidade celestial. Por isso, Deus não se envergonha de ser chamado nosso Deus, e Ele já nos preparou uma cidade eterna – “Mas, agora, desejam uma melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade”.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA-CPAD.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.