Rute: uma ascendente direta de Davi.
Mateus 1: 5-17; Lucas 3: 32
“… e Salmom gerou de Raabe a Boaz, e Boaz gerou de Rute a Obede, e Obede gerou a Jessé… E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel, e Salatiel gerou a Zorobabel… e Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo. De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e, desde Davi até a deportação para a Babilônia, catorze gerações; e, desde a deportação para a Babilônia até Cristo, catorze gerações.”
“… e Davi, de Jessé, e Jessé, de Obede, e Obede, de Boaz, e Boaz, de Salá, e Salá, de Naassom”.
O Evangelho segundo Mateus começa com a genealogia de Jesus Cristo, a qual retrata a linhagem ancestral de Jesus pela linha paterna (a de José), segundo o costume judaico. José não era o pai biológico de Jesus, contudo era o pai legal. Por outro lado, a genealogia descrita por Lucas mostra a linhagem de Jesus através dos ascendentes de Maria, sua mãe, que também era da linhagem davídica. Lucas enfatiza que Ele procede da carne de Maria é, portanto, um como nós.
O objetivo das lições deste quarto trimestre de 2024 não é, apenas, o de nos oferecer uma biografia detalhada de Rute e Ester, antes, o fim destes estudos é o de mostrar que em todas as circunstancias da história, Deus sempre esteve presente, operando de maneira que Seus divinos propósitos se cumprissem. Nem sempre as situações eram favoráveis aos que temiam o Nome de Deus, mas o Senhor nunca os desamparou.
Mas, quem era Rute, para que o Senhor YHAWEH atentasse para ela?
Rute era uma mulher moabita cujo nome significa ‘amizade’ que se casou com um israelita que vivia em Moabe, ficou viúva e acompanhou a sogra, chamada Noemi, que retornou para a cidade de Belém, Judá; ali, posteriormente casou-se com Boaz e teve um filho.
Israel e Moabe eram inimigos. Como conseqüência dos obstáculos que Moabe criou para Israel em sua peregrinação do Sinai para a terra Prometida – “Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois mais poderoso é do que eu; para ver se o poderei ferir e o lançarei fora da terra; porque eu sei que a quem tu abençoares será abençoado e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado. Então, foram-se os anciãos dos moabitas e os anciãos dos midianitas com o preço dos encantamentos nas mãos; e chegaram a Balaão e lhe disseram as palavras de Balaque.” Diante do que os inimigos de Israel fizeram (moabitas era um destes inimigos), Deus decretou que – “Nenhum amonita ou moabita entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR, eternamente”.
Os eventos do livro de Rute aconteceram ‘nos dias em que os juízes julgavam’. Poucos anos antes desse tempo difícil, os moabitas, sob a liderança de Eglom, tinham invadido e subjugado uma grande parte do território de Israel por 18 anos, até que Eúde, o canhoto, matou este rei e libertou Israel. Depois disso, Moabe submeteu-se a Israel por 80 anos.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Quem é Quem na Bíblia Sagrada, Paul Gardner.