"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O contexto do Livro de Rute remete aos Juízes.

Rute 1: 1; 4: 21-22
 “E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos.
 “… e Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede, e Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.

O livro de Rute oferece aos crentes uma visão da verdade e piedade num tempo de desunião, opressão estrangeira e degeneração moral e religiosa do povo de Deus. Nos dias de Rute, os israelitas alternavam entre servir a Deus com fidelidade e se esquecer completamente do Senhor, participando da libertinagem das culturas vizinhas. Mesmo em meio a essa instabilidade espiritual do seu povo, Deus continuou trabalhando por trás dos fatos, a fim de executar seu plano de redenção. De maneira surpreendente, Deus usou Rute, uma mulher estrangeira, mas fiel e corajosa, não apenas para impressionar os judeus, mas também para desempenhar um papel importante na transformação do mundo por meio de Jesus.

A escassez de alimentos no mundo não é um problema da era moderna. Este problema sempre foi uma realidade em todo o decorrer da história da humanidade. Antigamente, no Egito e na região atualmente chamada Palestina, a falta de alimento era frequente, resultado da falta de chuvas durante a safra, das tempestades de granizo, das chuvas fora de época, da destruição das plantações causada por gafanhotos e lagartas ou do corte de suprimentos nos cercos de guerra.

As pestes geralmente se seguiam à fome, e havia grande sofrimento. Muitas das ‘fomes’ que resultaram de causas naturais estão registradas no Antigo Testamento. O Novo Testamento fala de uma grande fome que sobreviria a todo o mundo romano – “E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César”, e Jesus profetizou que haveria fome em muitos lugares.

Muitas das situações trágicas que alguns de nós atravessamos se dá pelo fato de que, uma vez que Deus nos dá a liberdade de escolha, podemos ignorar sua vontade, discuti-la, desobedecer a ela e até mesmo combatê-la. Mas, no final, a vontade de Deus prevalecerá, porque os planos do Senhor permanecem para sempre.

No primeiro capítulo do livro de Rute nós encontramos três erros que devemos evitar quando lidamos com os problemas e as provações da vida. O primeiro erro é o de permitir que a nossa fé fique abalada e, isso, consequentemente, nos leva a fugir de nossos problemas; o segundo erro é ficar decepcionados com as circunstancias. E o terceiro erro deixarmos a amargura encontrar lugar em nosso ser, isso nos leva a culpar Deus por nossas provações.

A grande lição que o livro de Rute nos dá neste início da história é que antes de mudar a nossa situação, Deus quer transformar o nosso coração. Se as circunstâncias mudarem para melhor, mas continuarmos iguais, então a benção foi derramada em vão.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiersbe.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.