"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O cetro não se afastará da tribo de Judá.

Gênesis 49: 10
 “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.

Quando estava próximo da morte, Jacó abençoou seus filhos e profetizou que Judá seria a maior de todas as tribos. Predisse que o cetro (símbolo da realeza) jamais se apartaria de sua mão. Quando a terra de Canaã foi distribuída entre as tribos, no tempo de Moisés e de Josué, Judá recebeu como herança a região ao redor de Hebrom, ao sul de Jerusalém. A bênção de Jacó sobre este filho provou ser correta e duradoura. Judá permaneceu a tribo abençoada por Deus e, depois da invasão de Israel pelos assírios, tornou-se o reino abençoado por Deus. O rei Davi era descendente de Judá e entre os seus filhos, no futuro, estaria o Salvador Jesus. Desta maneira, o cetro seria estabelecido para sempre entre os descendentes de Judá.

Jacó expôs os pecados e falhas de Ruben, Simeão e Levi, mas não disse nada sobre Judá (embora tivesse suas falhas e pecados também), que fora quem sugerira aos irmãos que vendessem José como escravo. Jacó (posteriormente) percebeu que o que Judá fizera, pelo menos, salvou a vida do irmão fazendo com que chegasse ao Egito, onde Deus tinha uma grande obra para ele. Jacó também não disse nada sobre o pecado de Judá com Tamar. Quando Jacó e sua família se mudaram para o Egito, foi Judá que Jacó enviou a frente para preparar tudo. Judá cometeu alguns erros, mas também fez boas coisas para seu pai e sua família, e isso o diferenciou dos seus irmãos mais velhos.

Os registros bíblicos dando detalhes da personalidade e caráter de Judá nos mostra que Deus, para a realização dos Seus divinos propósitos, não escolhe as pessoas pelo que elas são (mesmo porque não somos nada em relação ao que o Senhor estabelece como padrão), mas naquilo que em que elas se tornarão. Judá era uma pessoa comum vivendo em meio a pessoas comuns, entretanto em certo momento da sua história houve uma mudança radical – “Porque teu servo se deu por fiador por este moço para com meu pai, dizendo: Se não to tornar, eu serei culpado a meu pai todos os dias. Agora, pois, fique teu servo em lugar deste moço por escravo de meu senhor, e que suba o moço com os seus irmãos.

A história do povo hebreu serve para nos ensinar que nenhuma atitude do ser humano (vista como fraqueza de caráter ou personalidade) anula ou invalida os propósitos de Deus. Deus sempre usou se sempre usará a história da humanidade para concluir Seus propósitos independente da forma com estamos agindo.

A genealogia de Jesus poderia ser somente de pessoas ilustres, mas aprouve ao Senhor nosso Deus revelar-nos que sua misericórdia se estende sobre toda a humanidade e que a extensão do seu amor é incalculável – “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
-Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiersbe.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.