"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Boaz e Rute: o prenúncio da derrubada da parede de separação.

Efésios 2: 11-16
 “Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; que, naquele tempo, estáveis sem Cristo… Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto… de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio, na sua carne, desfez a inimizade…  e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.

Os judeus mais piedosos consideravam os não-judeus (os gentios) impuros em relação as cerimônias, enquanto eles próprios se sentiam puros e imaculados por causa de sua herança nacional e de seus ritos religiosos. Paulo insiste que judeus e gentios eram igualmente impuros perante Deus e precisavam ser purificados por Cristo. A fim de entender a grandeza da dádiva da salvação, precisamos nos lembrar de nossa antiga e impura condição natural.

Judeus e gentios podiam ser igualmente culpados por apresentarem um orgulho espiritual — os judeus por pensarem que sua fé e suas tradições os colocavam acima de todos, e os gentios por confiarem demasiadamente em suas realizações, poder ou posição. O orgulho espiritual não nos deixa enxergar nossas faltas enquanto exacerbamos as faltas dos outros. Jamais devemos nos orgulhar de nossa salvação (não no sentido de julgarmos que Deus fez uma boa escolha nos salvando). Em vez disso, devemos agradecer humildemente a Deus pelo que Ele fez por nós e procurarmos encorajar aqueles que estejam lutando na fé.

Antes da vinda de Cristo, gentios e judeus encontravam-se separados uns dos outros. Os judeus pensavam que os gentios estavam aquém do poder salvador de Deus e, portanto, sem qualquer esperança. Os gentios, por sua vez, ressentiam-se das declarações dos judeus. Cristo revelou a total propensão ao pecado de ambos e, em seguida, ofereceu-lhes a salvação. Somente Cristo pode derrubar as barreiras do preconceito, reconciliar todos os crentes e uni-los em um só corpo.

Existem inúmeras barreiras que podem nos separar de outros crentes, como por exemplo: idade, aparência física, nível intelectual, convicção política, posição econômica, raça ou perspectiva teológica. Uma das maneiras de reprimirmos o amor de Cristo é sermos amigo apenas daquelas pessoas de quem gostamos. Felizmente, Cristo derrubou as barreiras e uniu todos os crentes em uma só família. A cruz de Cristo deve ser o foco de nossa unidade. O Espírito Santo nos ajuda a olhar para além de qualquer obstáculo em direção a unidade que fomos convidados a desfrutar.

Ao morrer na cruz, Cristo colocou um ponto final no violento ressentimento que existia entre judeus e gentios, causado por leis que favoreciam os judeus e excluíam os gentios. Em seguida, uniu os dois grupos que sempre se opuseram, tornando-os parte de si mesmo.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA-CPAD

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.