"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Tirando força da fraqueza, batalhando e se esforçando.

Hebreus 11: 32-34
 “E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas, os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos.”

Estes versículos da carta escrita aos Hebreus resumem a vida de grandes personagens de fé. Alguns experimentaram vitórias notáveis, mesmo sob ameaças de morte. Mas outros foram severamente maltratados, torturados, e até mortos. Ter uma firme fé em Deus não garante uma vida feliz e despreocupada. Pelo contrário, nossa fé às vezes nos garante que sofreremos alguma forma de abuso por parte do mundo. Enquanto estivermos neste mundo, é possível que jamais enxerguemos o propósito do nosso sofrimento. Mas sabemos que Deus manterá as suas promessas à nosso favor.

Dizer que Deus ‘vai nos fazer vencedores’ é uma frase que precisa ser esclarecida ao que ouve. As obras que Deus realiza em favor dos homens não é algo como um passe de mágica. Deus não estala os dedos e instantaneamente somos transformados, embora Ele tenha poder para isso, entretanto não é assim a Sua forma de trabalhar. Em todos os personagens citados na ‘galeria da fé’ o que foi trabalhado neles em primeiro lugar foi o caráter. Eram pessoas cheias de defeitos e desvios de personalidades e, embora fossem assim, consentiram em serem moralmente transformados.

Em todas as páginas da Bíblia Sagrada o ensino que vemos a respeito do agir de Deus em favor dos homens é o Senhor delegando responsabilidades aos seres humanos a fim de que sejam alcançados por Suas copiosas bênçãos. É o que vemos na história de todos os personagens citados na galeria da fé na carta aos Hebreus. Nenhum deles foram feitos vitoriosos sem ter que de, alguma forma, ‘batalhar’ por isso. Deus abençoa! Mas nós temos que trabalhar para que isso aconteça.

O trabalhar que nós insinuamos não diz respeito a apenas esforço físico, aponta, também, para responder com fé inabalável ao que porventura surge em nosso caminho com o objetivo de entravar nossa caminhada. Uma certeza que temos enquanto caminhamos neste mundo é de que dificuldades não faltarão. Todavia, nós, também, podemos experimentar vitórias através da fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Nossas vitórias e conquistas sobre as dificuldades e problemas podem ser como as dos santos do Antigo Testamento, porém é mais provável que as nossas vitórias venham a estar diretamente relacionadas ao papel que Deus quer que desempenhemos. Embora nosso corpo se deteriore e morra, nós viveremos para sempre por causa de Cristo. Na ressurreição prometida, até a morte será derrotada, e a vitória de Cristo será completa.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiersbe

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.