Quando um amigo é mais chegado que um irmão.
Provérbios 17: 17
“Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.”
A Bíblia é explícita e clara ao dizer que a verdadeira amizade é baseada no amor, pois somente o amor resiste as provas pelas quais os amigos passam ao viver juntos. Diz a Palavra de Deus que geralmente temos muitos conhecidos, mas nenhum amigo verdadeiro – “O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão”. Uma amizade precisa ser cultivada e desenvolver raízes profundas, pois o que evidencia que um amigo é verdadeiro não é o quanto sabemos sobre ele, mas única e exclusivamente a lealdade.
Não é debalde que a Bíblia nos adverte solenemente sobre o tipo de ‘amizade’ que insistimos em cultivar – “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau“. Toda e qualquer amizade baseada no interesse ou no pecado está fadada a ser decepcionante. Este mesmo conceito se aplica as amizades cultivadas com pessoas de má índole, que falam de modo insensato (dizendo que são sinceras), que se revoltam contra as autoridades constituídas ou que são desonestas.
A amizade que Noemi e Rute cultivavam entre si estava fundamentada na lealdade. Noemi foi sincera com as duas noras e, a escolha de Rute em permanecer em sua companhia não estava estribada em interesse (Noemi não tinha nada para oferecer), por isso, a verdadeira amizade no Senhor não pode ser construída sobre a dissimulação; mesmo quando a verdade dói, ela não ofende nem causa mal ao amigo quando é dita em amor.
Paulo escrevendo aos Efésios disse que é melhor ‘seguir a verdade em amor’, pois o Espírito Santo de Deus pode usar a verdade e o amor para construir caráter, enquanto o diabo usa as mentiras e bajulações para destruir tudo. Não devemos jamais nos esquecer do valor de nossos amigos nem esperar que perdoem imediatamente nossas ofensas. Às vezes, ainda que pareça estranho, mas alguns crentes perdoam ofensas de não-crentes, que dificilmente perdoariam se tivessem sido cometidas por um amigo crente. Como se diz: só um diamante pode cortar outro diamante, e alguns crentes levantam defesas que nem mesmo a igreja é capaz de penetrar.
O amor é sensível aos sentimentos e necessidades das outras pessoas, e os verdadeiros amigos tentam dizer a coisa certa, no momento certo e da maneira certa.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia Bíblica de Champlin, vol. 4.
– Comentário Bíblico Expositivo do Antigo testamento, Warren W. Wiersbe