"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O papel das mulheres mais velhas na orientação das mais novas.

Tito 2: 3-5
 “As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem, para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seu marido, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.

O fato de haver pessoas de todas as idades na igreja a fortalece, mas isto também traz em seu bojo o potencial de gerar problemas. Paulo aconselhou a Tito sobre como ajudar vários grupos de pessoas. As pessoas mais velhas deveriam ensinar as mais jovens por meio de suas palavras e exemplo, desta forma os valores são passados de geração em geração.

Deus tem um propósito específico para a mulher em relação à família e à igreja. O desejo e o propósito de Deus para a esposa e mãe, é que a sua atenção e dedicação se focalizem na família. O lar, o marido e os filhos precisam ser o centro dos interesses da mãe cristã; essa é a maneira que Deus lhe determinou para honrar a sua Palavra – “Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva…” As tarefas específicas que Deus deu à mulher, no que diz respeito à família, incluem cuidar dos filhos como um serviço para o Senhor; ser a auxiliar e fiel companheira do seu marido; ajudar o pai a formar nos filhos um caráter santo, e adestrá-los nas coisas práticas da vida.

As mulheres novas convertidas deveriam aprender como ter harmonia em suas casas observando as mulheres mais velhas que eram cristas ha mais tempo. Temos a mesma necessidade hoje. As esposas e as mães mais jovens devem aprender a viver de uma maneira cristã, amando seus maridos e cuidando de seus filhos, observando mulheres cristãs exemplares.

Uma das forças mais poderosas para o ministério espiritual na igreja local deveria estar nos crentes mais velhos. Aqueles que se aposentaram de suas atividades seculares deveriam dispor do tempo, agora, que sobra para o serviço do Senhor. É bom quando vemos que muitas igrejas locais estimulam e mobilizam as pessoas da chamada terceira idade para a obra de Deus. Geralmente os crentes com maior tempo de conversão sabem orar, ensinar a Palavra, fazer visitas, identificar dificuldades e resolver problemas. Ajudam a edificar a igreja e colaboram enormemente com o ministério local.

As mulheres mais idosas e piedosas têm a responsabilidade de ensinar as mais jovens a serem boas esposas, mães e donas de casa, e as moças têm a responsabilidade de ouvir e obedecer. Construir um lar cristão na época de Paulo ainda era algo totalmente novo, e as jovens salvas do paganismo teriam de se acostumar a todo um novo conjunto de ideais e prioridades.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiersbe.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.