"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Jesus, o homem puro que interagia com todos.

Marcos 2: 15-17; João 4: 3-27
 “E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores… E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores… Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores? E Jesus, tendo ouvido isso, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores.
 “… e deixou a Judéia e foi outra vez para a Galiléia. E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isso quase à hora sexta.

O verdadeiro adorador não é forjado em cadeiras de faculdades ou cursos teológicos. A adoração do verdadeiro adorador não é uma consequência de tudo quanto ele recebe de Deus, mas tão somente em virtude da salvação que o Senhor lhe proporcionou. A declaração de Rute para Noemi é o discurso de um verdadeiro adorador e, se quisermos viver como verdadeiros adoradores devemos observar a vida espiritual dos adoradores mencionados na Bíblia, como Abraão, Moisés, Davi, Samuel, Maria, Isabel, Ana, Paulo etc.

A Bíblia nos revela o caráter e a natureza de Deus, e nos ensina sobre o que Lhe agrada, bem como aquilo que Lhe desagrada. Uma das coisas de que Deus se agrada é a adoração e o louvor que Lhe tributam os anjos, os homens e a Criação. O sentido fundamental de adorar a Deus não é prostrar-se, levantar-se, ajoelhar-se, cantar, orar ou qualquer outra evidencia externa, mas entregar–se, render-se a Deus de coração e por amor, reconhecendo a soberania, a grandeza, a graça, a misericórdia e o amor de Deus para conosco.

A verdadeira adoração é, antes de tudo, um estado da alma, e não um ato isolado, com muita gente pensa. Havendo permanentemente este estado de espírito, a adoração a Deus se evidencia como disse Jesus – “… em espírito e em verdade”. Este estado de espírito não pode se manifestar em adoração somente dentro das igrejas, mas em qualquer lugar onde estivermos. Evidentemente que estamos falando da nossa maneira (estilo) de viver. Isso inclui comportamento, sentimentos, pensamentos, desejos e atitudes para com o nosso próximo.

O princípio bíblico da adoração é ‘ofertar’. Abraão disse que – “… eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós”, na ocasião em que iria ofertar Isaque como sacrifício ao Senhor. Nós adoramos ao Senhor quando ofertamos o que temos. Isso pode ser ampliado para todas as coisas que temos e não somente dinheiro. Podemos adorar a Deus ofertando nosso tempo, nossos talentos e, principalmente, nossa vida.

A adoração de Rute se evidencia na atitude que ela tem em relação a Noemi. Rute estava mais preocupada em proporcionar uma vida ‘tranquila’ à sua sogra do que arrumar um casamento para si. Um remidor era mais prioritário do que um marido. Adoração, no sentido original, é render-se, entregar-se inteiramente aquilo ou aquele a quem adoramos.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.