"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Humildade e mansidão como virtudes cristãs essenciais.

Mateus 11: 19
 “Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.

Jesus condenou o comportamento de sua geração. Os judeus desprezaram o que Ele disse e fez; sempre adotando um ponto de vista contrário. Eram cínicos e céticos, porque Jesus desafiava sua maneira confortável, segura e egoísta de viver. Muitas vezes, procuramos justificar nossa incoerência, porque ouvir Deus exigirá que mudemos nosso modo de viver. Os religiosos daquele tempo acusaram Jesus de ser um comilão e beberrão, ou de beber com os pecadores, mas eram mentiras difamatórias e costumeiras, com o propósito de destruir a sua influência como mestre da justiça.

Na história de Rute vemos Boaz como uma figura da pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo (nosso Remidor). Apesar de ser proibido por lei que uma pessoa moabita fizesse parte do povo de Israel pelo decurso de dez gerações, Rute aceitou a religião e os costumes de Israel, ao seguir Noemi de volta à Terra Santa. Boaz com uma conduta digna, com sua sensibilidade, seu espírito bondoso, sua piedade e suas boas maneiras, nos oferece uma boa idéia de como seriam as pessoas pertencentes à classe alta de Israel, bem como, tipifica o sacrifício de Jesus em favor de toda a humanidade. Deus não recusa um arrependido que se volta para Ele.

As atitudes de Boaz não eram com a intenção de conquistar somente o coração de Rute, ele era naturalmente bom para com seu próximo. O fato de ele ter perguntado quem era Rute quando a viu no seu campo, foi para se certificar se era alguém da sua ‘folha de pagamentos’. No primeiro encontro que tiveram, Boaz deixou evidente que suas intenções com Rute não eram em razão da sua beleza física, mas por causa do que ela estava fazendo por Noemi. Ele já tinha sido informado sobre o cuidado e o esforço empenhado de Rute para a sobrevivência dela e de sua sogra.

A humildade de Boaz se revela no fato de ele não fazer caso da condição étnica de Rute. Provavelmente muitos homens (do tempo de Boaz) recusariam casar-se com Rute por causa da sua etnia, como foi o caso do principal remidor. Rute, por sua vez, demonstra sua humildade abrindo mão da sua cultura, tradição e religião para abraçar algo que ainda não lhe era definitivamente esclarecido.

 Boaz poderia ter expulsado Rute da sua lavoura. Legalmente ele deveria fazer isso. Entretanto, a mansidão como fruto do Espírito Santo conduz o crente a agir conforme Boaz agiu em relação a Rute. Era uma determinação do próprio Senhor que os moabitas fossem excluídos da congregação dos santos, mas, se porventura um, ou uma moabita se convertesse, qual deveria ser a atitude de Israel? Podemos rejeitar a inclusão de um pecador que se arrepende no rol de membros da igreja só porque seu passado é terrivelmente condenado na Bíblia?

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
-Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 1

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.