"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Netos como recompensas aos avós é sinônimo de renovação de vida.

Salmos 128: 6
 “E verás os filhos de teus filhos e a paz sobre Israel.

Nos tempos bíblicos, embora os casamentos fossem arranjados pelos pais, podemos perceber nas histórias de Jacó, bem como na de Rute, que o amor não estava ausente neste tipo de matrimônio. O salmo 128 expressa de maneira bem clara que todos os casais que desejam ser prósperos no casamento devem, primeiramente, temer a Deus e andar em obediências aos seus preceitos e, em segundo lugar amarem-se mutuamente.

Estamos constantemente inclinados a pensar que é nossa própria capacidade (física ou intelectual) que nos faz conquistar o que almejamos. Como igreja, nós estamos indo pelas mesmas pegadas de Israel no passado. Estamos demasiadamente focados no que a liderança das igrejas ensina em detrimento ao que, de fato, a Palavra de Deus exige. Deus pediu aos judeus que entregassem seus dízimos e que, também, repartissem suas colheitas com os necessitados. Às vezes nós lidamos com as coisas concernentes à fé (dízimo, por exemplo) com muito rigor e tratamos as prioridades com superficialidade (o amor ao próximo).

No salmo 127 o Senhor quer que estejamos plenamente conscientes de que não podemos conquistar nada (seja em qualquer esfera da nossa vida) sem o seu auxílio. Quando conseguimos alcançar algo pela ‘força do nosso próprio braço’, o que fica evidente é que não é algo durável. Casamento, família, filhos e netos devem ser vistos como benção na vida de um homem ou uma mulher e, embora, em muitos casos, fomos nós mesmos quem escolhemos com quem queríamos casar, ainda assim, o Senhor estende Sua poderosa mão e abençoa.

Não podemos descuidar com o ensino da Palavra de Deus dentro de nossa casa. O que conhecemos de Deus devemos transmitir aos nossos filhos inculcando-os a agirem da mesma forma com os filhos deles. Historicamente sempre houve uma tendência muito forte da terceira geração se desviar dos caminhos do Senhor por falta de instrução dos avós ou dos pais. Da mesma forma com o que o Senhor julga as gerações posteriores por causa da desobediência dos antepassados, Ele estende suas bênçãos paras os que perseveram em andar no que foi ensinado.

Para os que não possuem uma profunda comunhão com o Senhor Deus, talvez Suas Palavras em alguns trechos da Bíblia possam soam como ameaças, como podemos ver nos registros do livro de Levítico – “… e se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se enfadar dos meus juízos, não cumprindo todos os meus mandamentos, para invalidar o meu concerto, então, eu também vos farei isto: porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que consumam os olhos e atormentem a alma; e semeareis debalde a vossa semente, e os vossos inimigos a comerão.

Certamente que o Senhor não está ameaçando as pessoas, mas tão somente dizendo que as consequências dos nossos atos são inevitáveis. Ele não enviará as dificuldades para estorvar a caminhada ninguém, mas permitirá que elas nos alcancem como resultado dos nossos atos insanos.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.