"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Jesus Cristo, nosso Senhor, como Redentor eterno.

João 3: 16; I Pedro 1: 18-19
 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
 “… sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais,  mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”.

Quando Israel conquistou a Terra Prometida, cada tribo recebeu um determinado território, e cada família recebeu sua porção de terra. A lei judaica tinha provisões severas tendentes à preservação das propriedades das famílias. Assim, quando uma pessoa qualquer, pressionada pela pobreza, via-se na iminência de vender suas terras, era dever do parente remidor (o ‘goel’) intervir e redimir a propriedade da família. Igualmente, se uma pessoa se vendesse como escrava, a fim de saldar uma dívida sua, o parente remidor estava na obrigação de saldar a dívida de seu parente.

Quando dizemos que Boaz é um ‘tipo’ de Cristo, nos referimos ao papel de ‘goel’ que estava exercendo. Não é a pessoa de Boaz em si mesma que faz dele um ‘tipo’ de Cristo, mas o seu papel de remidor na história de Rute e Noemi. E, com base nos capítulos três e quatro do livro de Rute, interpretamos que entre os deveres do parente remidor, havia o dever de casar-se com a viúva de um parente falecido; porém a lei do levirato limitava essa obrigação a algum irmão solteiro do falecido.

O significado original de ‘redenção’ é resgatar mediante o pagamento de um preço. A expressão denota o meio pelo qual a salvação é obtida, a saber – pagamento de um resgate. A doutrina da redenção pode ser entendida sob os seguintes aspectos. Primeiro, o estado do pecado, do qual precisamos ser redimidos. O Novo Testamento mostra que o ser humano está alienado de Deus, sob o domínio de Satanás, escravizado pelo pecado necessitando de livramento da culpa, da condenação e do poder do pecado.

Segundo, o preço pago para nos libertar dessa escravidão. Jesus Cristo pagou esse resgate ao derramar o seu sangue e dar sua vida – “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” Terceiro aspecto, a condição atual dos redimidos.  Os crentes redimidos por Cristo estão agora livres do domínio de Satanás e da culpa e do poder do pecado. Essa libertação do pecado, no entanto, não nos deixa livres para fazer o que queremos, pois somos propriedade de Deus. A nossa libertação do pecado por Deus nos torna em servos voluntários seus.

A doutrina de redenção no Novo Testamento já estava prefigurada nos casos de redenção registrados no Antigo Testamento.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiersbe.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.