"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Livro de Ester é a revelação divina escrita, completa e perfeita.

II Timóteo 3: 16-17
 “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.

Um dos temas principais do livro de Ester e a providencia de Deus. Reis, presidentes, ditadores e governantes ao longo da história emitiram decretos tidos como inalteráveis, mas Deus prevalece e, ainda que pareça que os decretos e leis estabelecidas pelo homem tenham estorvado os propósitos dEle, todavia nenhum deles deixou de se cumprir até o dia de hoje. Não importa quem serão os protagonistas da história. Não cabe a nós julgar ou opinar sobre quais instrumentos são os mais adequados para o exercício na obra de Deus. Deus usa quem Ele quer; no momento em que Ele quer; e, da forma como Ele quer. Ele usa até mesmo os incrédulos para ‘cooperarem juntamente’ a fim de que Seus eternos propósitos sejam cumpridos.

No livro de Ester, curiosamente, Deus não é mencionado de forma direta. Nós encontramos a palavra ‘rei’ mais de cem vezes no livro de Ester, e o nome do rei, quase trinta; mas o nome glorioso de Deus não é mencionado uma única vez. A história narrada no de Ester ocorreu entre 483 e 473 a.C., quando os persas estavam no controle. O livro de Ester encaixa-se entre os capítulos 6 e 7 do livro de Esdras. Xerxes governou de 485 a 465 a.C., e Ester se tornou rainha em 479 a.C. Naquela época, um remanescente judeu se esforçava para reconstruir sua nação na terra santa, mas o povo não estava totalmente comprometido com Deus.

O contexto espiritual que o povo judeu, exilado na Babilônia, vivia era (sem generalizar, pois admitimos que sempre houve os remanescentes) o de apatia. A realidade que alguns crentes não gostam de ouvir, pois preferem permanecer como omissos, e o que os judeus viviam naquele tempo são semelhantes. A falsa sensação de segurança e de paz na sociedade em que vivemos, às vezes, nos faz acomodar diante dos fatos. E o mais grave em tudo isso é o fato de que diante do caos estamos fortemente inclinados a olhar somente para nós mesmos (MINHA proteção; MINHA casa; MINHA família; MEUS bens; etc.) sem nos importar com as condições do nosso próximo.

A verdade é que, embora não seja nominalmente mencionado neste livro, Deus está presente e ativo em todo o seu contexto. O Senhor não estava se escondendo; apenas mantinha-se oculto. Isso significa que podemos confiar nEle sem medo e obedecer-Lhe sem hesitação – “… pois do SENHOR é o reino; Ele governa as nações“. Na história do livro de Ester somos lembrados de que Deus sempre cuidou de seu povo Israel, cumprindo, assim, Sua promessa a Abraão. Todo inimigo que já tenha tentado exterminar o povo judeu foi derrotado.

Sem duvidas, um versículo que nos revela a comodidade do povo com a vida que levavam no exílio é esse – “Se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus“.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Wiersbe.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.