"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A conveniência de se comprovar a acusação para não cometer injustiças.

Êxodo 23: 7; Provérbios 17: 15
 “De palavras de falsidade te afastarás e não matarás o inocente e o justo; porque não justificarei o ímpio.
 “O que justifica o ímpio e o que condena o justo abomináveis são para o SENHOR, tanto um como o outro.

Particularmente gosto de fazer distinção entre crente e cristão. Cristão é todo o indivíduo que adere ao cristianismo, uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo. Os cristãos estão divididos em três grupos principais: católicos romanos, católicos ortodoxos e protestantes (aqui no Brasil somos conhecidos como evangélicos). A doutrina cristã prega o respeito dos ensinamentos bíblicos — especialmente em relação à forma como Jesus interpreta a Lei do Amor – “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Por outro lado, a definição que eu (particularmente) tenho para ‘crente’ é a do indivíduo de fato convertido. Ou seja, o indivíduo pode ser um cristão, porém isso não o credencia a ser um crente.

Indiscutivelmente, os crentes de todas as eras enfrentaram suas batalhas, sejam elas pessoais ou de forma coletiva. Cada geração de crente teve que vencer seus ‘Golias’ proporcionalmente ao tempo em que viveram. Quando analisamos as lutas que nossos irmãos tiveram no passado, nós até pensamos que eles foram mais ‘crentes’ do que somos hoje, porém a sutileza de Satanás se aperfeiçoa para o mal a cada geração. Nossos irmãos no passado foram tentados a abandonar a fé sofrendo danos físicos, porém o diabo percebeu que matar um crente convicto de sua fé não era lucrativo para ele. A vitória de Satanás nos dias atuais se dá quando ele consegue manter um cristão dentro da igreja sem que este seja um crente de verdade.

Como escrevi em artigo anterior, se há um personagem no livro de Ester que deve ser visto como herói na fé (claro, sem desmerecer a fé de Ester), este personagem é Mardoqueu. Um homem já maduro que, provavelmente, durante todo o exílio tenha sonhado com o grande dia de retornar para sua pátria, e quando o decreto é expedido por Ciro, ele opta por permanecer no império medo-persa por causa do seu povo. Ele abriu mão de retornar para casa porque temia pela segurança dos seus irmãos.

Às vezes a Bíblia não nos dá pormenores dos fatos, porque Deus quer que vivamos intimamente o que os nossos irmãos no passado viveram. Não basta ser um profundo conhecedor da Bíblia, o que nosso Deus quer é que vivamos o que nela está escrito. Saber o que é certo e não praticar, nos torna tão culpado quanto o que pratica o mal conscientemente. É, exatamente, isso o que o autor de Provérbios está dizendo. Não basta sabermos o que é certo e errado, se estamos sendo coniventes com as práticas de injustiças, aos olhos de Deus somos tão culpados quanto os injustos.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.