"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O termo “agagita” costumeiramente é atribuído ao rei Agague.

I Samuel 15: 2, 8, 33
 “Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito… E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu a fio de espada… Disse, porém, Samuel: Assim como a tua espada desfilhou as mulheres, assim ficará desfilhada a tua mãe entre as mulheres. Então, Samuel despedaçou Agague perante o SENHOR, em Gilgal.

Deus ordenara ao rei de Israel (Saul) que destruísse completamente os amalequitas na batalha. Saul e seus soldados, contudo, pouparam Agague e alguns dos melhores espólios de guerra. Por meio de Samuel, o Senhor pronunciou um juízo sobre o rei de Israel, por sua desobediência. Ele aumentou seu pecado, ao mentir e dizer que só poupara Agague e os espólios para sacrificá-los a Deus. Numa triste declaração, embora profunda, na qual se anunciou o fim do reinado de Saul, Samuel mostrou que, para o Senhor, a obediência é mais importante do que o sacrifício. A desobediência era uma rejeição direta das Escrituras Sagradas. O profeta então matou Agague, numa ação que mostrava a justiça de Deus sobre um assassino de inocentes.

Segundo os historiadores, os amalequitas eram um povo composto de guerrilheiros terroristas. Atacavam as nações vizinhas e apossavam-se de suas riquezas e famílias. Foram os primeiros a dominar os israelitas ao entrarem em Canaã, e invadiam seus campos constantemente. Deus sabia que seu povo nunca viveria em paz na terra enquanto os amalequitas existissem. Também compreendia que suas corruptas práticas idolátricas ameaçavam o relacionamento de Israel com Ele. O único meio para proteger os israelitas era destruir completamente o povo desta nação bélica e todas as suas posses, inclusive seus ídolos.

Embora o Senhor nos permita decidir voluntariamente sobre alguns assuntos ou questões pessoais, todavia, Ele sempre nos revela, de alguma forma, qual é Sua perfeita vontade para conosco. No caso de Saul (na guerra contra os amalequitas), ele não tinha que tomar nenhuma decisão sobre o que fazer com o rei e com os despojos da guerra, o Senhor já tinha ordenado antecipadamente que tudo e todos deveriam ser completamente destruídos – “Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas e desde os camelos até aos jumentos.

Nosso comportamento diante de certas circunstancias desta vida, deve, invariavelmente, ser regido pela nossa fé em Jesus Cristo. Ainda que julguemos estar abandonados ou esquecidos nos momentos mais cruciais da nossa jornada neste mundo, uma coisa é certa e garantida – Deus está atento e, indiscutivelmente, agindo. Muitas das vezes, nossa precipitação (seja no agir ou no falar) retarda o processo no qual o Senhor nos inseriu a fim de sermos bem sucedidos.

Não podemos ter nenhum tipo de relacionamento amistoso com aquele que são declaradamente inimigos do nosso Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiersbe.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.