"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O favor de Deus em livrar seus servos dos infortúnios.

Números 10: 9; Êxodo 23: 22; Salmos 5: 11
 “E, quando na vossa terra sairdes a pelejar contra o inimigo, que vos aperta, também tocareis as trombetas retinindo, e perante o SENHOR, vosso Deus, haverá lembrança de vós, e sereis salvos de vossos inimigos.
 “Mas, se diligentemente ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários.
 “Mas alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.

No contexto do capítulo nove do livro de Números, Moisés está recebendo instruções divinas sobre a utilidade das duas trombetas. As duas trombetas de prata eram usadas para coordenar as tribos enquanto se moviam pelo deserto. Manter tantas pessoas em guarnições requeria clara comunicação e controle. O toque das trombetas também lembrava Israel da proteção de Deus. Deus ajudaria o seu povo na guerra, somente se Ele fosse invocado mediante o sonido das trombetas aqui mencionadas. Noutras palavras, Deus determinou certas condições para os israelitas terem sua ajuda. Deus pode deixar de agir em nosso favor se não permanecermos perto dEle em oração, clamando por sua graça, proteção e presença.

O conceito de separação do mal é fundamental para o relacionamento entre Deus e o seu povo. No Antigo Testamento, a separação era uma exigência contínua de Deus para o seu povo. No Pentateuco vemos muitas passagens exigindo do povo israelita separação total e radical em relação às nações vizinhas. Tal separação abrangia o aspecto espiritual e moral. O povo de Deus deve ser santo, diferente e separado de todos os outros povos, a fim de pertencer exclusivamente a Deus. Uma principal razão por que Deus castigou o seu povo com o desterro na Assíria e Babilônia foi seu obstinado apego à idolatria e ao modo pecaminoso de vida dos povos vizinhos. Estamos neste mundo para influenciar e não o contrário.

No Novo Testamento, Deus ordenou a separação entre o crente e o sistema mundial corrupto e a transigência ímpia – “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo”. Nossa atitude nessa separação do mal deve ser de ódio ao pecado, à impiedade e à conduta de vida corrupta do mundo e oposição à falsa doutrina. Isto é, nossa separação se dá em relação às ideologias diabólicas nos seus mais variados campos, principalmente o religioso.

 Nosso propósito na separação do mal, é que nós, como o povo de Deus, perseveremos na salvação – “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”, na fé  e na santidade. Devemos viver inteiramente para Deus como nosso Senhor e Pai e convencer o mundo incrédulo da verdade e das bênçãos do evangelho.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.