"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Se Ester não agisse nem ela mesma seria poupada.

Ester 4: 13
 “Então, disse Mardoqueu que tornassem a dizer a Ester: Não imagines, em teu ânimo, que escaparás na casa do rei, mais do que todos os outros judeus.

Um dos grandes males que assola a humanidade é o individualismo exacerbado. Vivemos tempos em que as pessoas (a grande maioria) estão voltadas para si mesmas. Preocupadas com aquilo que é propriamente seu, fecham-se em ‘seus mundinhos’ imaginando que estão seguras e livres de problemas. Até dentro das igrejas, infelizmente, isso pode ser percebido. Mas o que tem levado as pessoas (nestes últimos tempos) a se comportarem com mais veemência desta forma?

Existe um ditado popular que diz o seguinte: ‘farinha pouca meu pirão primeiro’, ou seja, ‘eu’ tendo minha necessidade suprida em primeiro lugar não me importo com os que estão comigo, vivendo a mesma situação que eu. Embora, indiscutivelmente, isso ocorra desde os primórdios dos tempos, todavia, nesta última era esse tipo de comportamento, nitidamente, se acentuou.

Ainda que pareça inofensiva e algo de extrema necessidade na vida do ser humano, a internet, no meu modo de ver, tornou-se um ‘ídolo’ na vida de alguns. Quase tudo do que o homem necessita pode ser encontrado na internet. Através da internet nós podemos enriquecer nosso conhecimento secular e, diga-se também, religioso; podemos aprender a cozinhar com excelência; podemos fazer compras sem sair de casa; podemos pagar contas sem ter que enfrentar filas nos bancos; podemos conhecer pessoas de qualquer parte do mundo; podemos visitar qualquer país e passear pelas ruas de muitas cidades, sem ter que sair da nossa cadeira; podemos ‘ir’ na lua, marte e outros planetas; enfim, a internet nos oferece a capacidade de vivermos sem ter que, obrigatoriamente, conviver com outras pessoas e, isso produz em nós a falsa sensação de segurança. E, infelizmente, ela tem ocupado largo tempo na vida de muitos crentes.

Não seria a internet algo que contraria o princípio bíblico de corpo e comunhão. Na Antiga Aliança o Senhor não chamou Abrão para salvá-lo unicamente, mas para formar um povo (corpo) para Deus. Na Nova Aliança Jesus fundou sua igreja (um corpo) para estar em plena e perfeita comunhão com Ele. O crente é templo do Espírito Santo e PARTE/MEMBRO da igreja. Entendamos isso de forma bem clara. Isso quer dizer que do ‘todo’ somos apenas parte; que do corpo somos apenas um membro e, como membro de um corpo é terminantemente impossível viver isolado. Um princípio diabólico que tem sido disseminado pela internet é o de que o homem pode viver isolado, mas o Senhor declarou que – “… Não é bom que o homem esteja só…”

Talvez a falsa sensação de segurança tenha produzido um sentimento de egoísmo em Ester, mas Mardoqueu a despertou para uma realidade. Ainda que sua vida estivesse sendo guardada por muitos soldados do rei, quando sua verdadeira identidade fosse revelada, os que defendiam sua vida seriam os mesmos que a matariam.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.