"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Se o livramento divino não chegasse por intermédio de Ester, chegaria por outro meio.

Ester 4: 14
 “Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?

Às vezes nós esperamos encontrar na Bíblia explicações detalhadas sobre a forma como Deus age. No caso do livro de Ester, onde o nome do Senhor não é citado em nenhum momento, os estudiosos ficam em polvorosa tentando explicar a razão disto, mas se o próprio Autor da Bíblia quis que fosse assim, que diremos nós? Ora! Se Deus desejasse ser citado, ele poderia simples e soberanamente fazer com que o escritor escrevesse a respeito dEle e da maneira como Ele agiu para salvar Israel. Essa questão parece ser mais um problema no nível humano do que no divino, porque Ester é a clássica ilustração da providência de Deus, pois Ele controla todas as coisas para que seus propósitos se cumpram.

Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel”. O salmista de maneira, indiscutivelmente, inspirada pelo Espírito de Deus fala do inquestionável amor de Deus por Israel. O amor de Deus por Israel, no livro de Ester, não tem como ser mais evidente trabalhando de forma gloriosa no resgate do seu povo de uma eliminação iminente. A falta de ‘milagres’ no livro de Ester deixa os estudiosos encabulados, porém, em contrapartida, a preservação de Israel por meio do controle providencial de cada acontecimento e pessoas revelam a onisciência e a onipotência do Senhor. Tentar discutir a razão pela qual o nome de Deus não é citado no livro de Ester é irrelevante, a questão não é se o nome dEle é citado ou não, pois Ele é claramente o personagem principal nesse drama.

Tentar explicar por meios razoáveis o porquê Mardoqueu e Ester foram instrumentos nas mãos de Deus para livrar, mais uma vez, os israelitas da morte, é o mesmo que querer explicar racionalmente e mente de Deus. Ainda que ‘espiritualmente’ Mardoqueu e Ester não agiram como outros personagens da Bíblia (Daniel, Misael, Hananias, Azarias e outros), certamente, em meio ao povo que morava em Susã havia o remanescente.

Quando Ester ouviu a declaração de Mardoqueu (versículo acima), ela, certamente, atentou para a posição que Deus a havia colocado e entendeu o propósito para o qual estava como rainha. Sem dúvida alguma ela se conscientizou de que Deus não estava cuidando só da segurança dela, mas ,além dela, o cuidado de Deus era com o povo judeu também. Então, e somente então, é que ela compreendeu que não passava de um mero instrumento nas mãos de YAHWEH. ‘Mero instrumento’ não tem significado pejorativo, mas indica que quando não permitimos que o Senhor nos use conforme Sua vontade, simplesmente Ele usa outra pessoa.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo MacArthur.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.