"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Hamã é levado apressadamente para o banquete preparado por Ester.

Ester 6: 14
 “Estando eles ainda falando com ele, chegaram os eunucos do rei e se apressaram a levar Hamã ao banquete que Ester preparara”.

Nos países onde o regime de governo é o democrático, todos os cidadãos possuem o mesmo estatuto e têm garantido o direito à participação política. Um dos aspectos que define a democracia é a livre escolha de governantes pelos cidadãos através de eleições diretas ou indiretas. Democracia é o regime de governo cuja origem do poder vem do povo. Porém, o que temos presenciado em nosso país é a violação da característica deste tipo de governo – na teoria fala-se do cumprimento da Constituição Federal, mas na prática o que vemos é um governo de regime totalitarista.

Reitero que o papel da igreja neste mundo e diante de situações como esta não é o de assumir o controle das coisas. Na Bíblia o que vemos é o povo de Deus orando e o próprio Deus agindo. As histórias de José, Ester, Daniel e outros servos de Deus (onde diz que exerceram papel de administradores (politicamente falando) não são e nunca serviram de incentivos para o povo de Deus assumir o controle do mundo, muito pelo contrário, eles foram colocados em cargos administrativos nos reinos pagãos para a preservação da vida do povo, não para mudar a situação política daqueles reinos.

Ao me posicionar contra a participação dos crentes em disputas por cargos de caráter estritamente político, me baseio na realidade que vivemos e nas profecias bíblicas. Infelizmente a classe política (não só no Brasil) está totalmente corrompida e os interesses deles estão voltados para o auto-beneficiamento. E quando alguns deles, com boas intenções, querem realmente fazer algo para beneficiar o povo, não encontram respaldo nos outros políticos, assim, seus projetos são frustrados.

Ester não foi ‘colocada’ como rainha do império Medo-Persa para ‘arrumar’ a sua vida e de seus parentes e amigos. Um plano diabólico tinha sido arquitetado no coração de Hamã e, somente Um há que conhece as intenções do coração do homem e antes que tal plano viesse à tona, o Senhor já tinha tudo preparado para poupar a vida de todo o seu povo. Não se promoveu uma passeata ou um ‘panelaço’ como protesto quando o decreto tornou-se conhecido, o que houve foi um quebrantamento geral entre o povo e eles jejuaram, se humilharam e fizeram orações a Deus.

Às vezes tenho a impressão de que a igreja não quer que Cristo venha arrebatá-la. Falo isso em virtude das orações e da atitude das pessoas que possuem voz ativa dentro das igrejas. A impressão que tais pessoas deixam transparecer é a de que se no unirmos podemos mudar o futuro do mundo tornando-o um lugar melhor para se viver. As profecias bíblicas dizem que este mundo passará. Sendo assim, não importa se ele estiver em boas ou más condições, ele passará.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.