"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Nada fica oculto ou encoberto diante do Deus Todo-Poderoso.

Lucas 12: 2
 “Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido”.

No contexto bíblico, o versículo acima é uma frase do discurso de Jesus para seus discípulos. Neste discurso Ele  condena a hipocrisia dos fariseus e adverte seus discípulos a se precaverem contra esse pecado na sua própria vida e ministério. ‘Hipócrita’ é um termo grego que tem o sentido de alguém que atua como ator ou atriz – é alguém que finge ser um personagem irreal. Assim, hipocrisia é a pessoa fingir ser aquilo que não é, por exemplo, fingir em público ser crente piedoso e fiel, enquanto, na realidade, acalenta pecados ocultos de imoralidade, cobiça, concupiscência e outros mais.

O hipócrita é um enganador, em se tratando da retidão prática, por isso, o crente da atualidade precisa estar informado de que pode haver, nas igrejas, diversos obreiros corrompidos e distanciados da verdade, como os mestres da lei de Deus, nos dias de Jesus. Uma vez que a hipocrisia envolve viver a mentira, isso faz do hipócrita um cooperador e aliado de Satanás, o pai da mentira.

Jesus adverte seus discípulos de que toda a hipocrisia e pecado oculto serão descobertos; se não for nesta vida, certamente o será no dia do juízo – “… no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho”. Aquilo que é feito secretamente, será revelado abertamente em alguma ocasião e, nesta ocasião a Bíblia se refere a todas as pessoas sem exceção alguma – “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras”.

A hipocrisia é um sinal de que a pessoa não teme a Deus, nem possui o Espírito Santo com sua graça regeneradora. Quem permanecer nessa condição, não poderá escapar da condenação do inferno. Algumas pessoas (crentes) ainda não se convenceram de que o modo de vida secular é um reflexo do que somos espiritualmente. Se fazemos distinção disto, então estamos agindo com hipocrisia e, geralmente, o lugar da nossa atuação é dentro da igreja.

Provavelmente a fúria de Assuero se deu mais por causa de ter sido ludibriado com o fingimento de Hamã do que pelo que o decreto estabelecia. Não é assim que nos comportamos quando descobrimos que fomos ludibriados pelo hipócrita? O sentimento de raiva é movido mais por causa de termos sido usados como marionetes do que pelo o que realmente se fez.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.